Sucesso da Broadway, “Dreamgirls” ganha primeira versão brasileira
Ambientado na era de ouro da música soul nos anos 1960 e 1970, musical em cartaz no Teatro Santander toca em temas como racismo e desigualdade de gênero

Grande sucesso da Broadway adaptado para o cinema em 2006, “Dreamgirls: Em Busca de Um Sonho” ganhou sua primeira versão brasileira. No Teatro Santander, a montagem capitaneada por Gustavo Barchilon, com direção musical de Gui Leal e coreografias de Rafa L., é um deleite para os fãs da história das cantoras afro-americanas Effie White (Letícia Soares), Deena Jones (Laura Castro) e Lorrell Robinson (Samantha Schmütz), as Dreamettes.
O trio começa a fazer sucesso graças ao empresário Curtis Taylor Jr., que consegue um contrato para acompanhar o cantor de soul Jimmy Early. Tudo vai bem até que o manipulador Curtis decide transformar Deena, jovem por quem se interessa, na principal voz das The Dreams, ofuscando o protagonismo de Effie (então sua namorada).
As três atrizes brasileiras encaram com competência o desafio de interpretar as protagonistas, com grandes momentos de Letícia, uma das maiores vozes do teatro musical brasileiro atual. Samantha, além de cantar bem, explora sua veia cômica e conquista o público. O mesmo faz Reynaldo Machado, que com grande domínio vocal, cativa a plateia no papel de um divertido e exagerado Jimmy Early.

Outro ator que vem se destacando no gênero, Abrahão Costa entrega ótimos solos na pele de C.C.White.

Entre tantos talentos dos musicais, Toni Garrido não chega a brilhar, mas se defende na pele do pilantra Curtis (em alternância com Robson Nunes).

Além de divertida, a obra ambientada na era de ouro da música soul nos anos 1960 e 1970, toca em temas como racismo, desigualdade de gênero e o lado sórdido do showbiz. Cenário impactante, iluminação envolvente, coreografia precisa e elenco talentoso (todo formado por artistas negros) fazem de “Dream Girls” um programa imperdível.
Avaliação: ÓTIMO (✪✪✪✪)
Teatro Santander. Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 2041, Vila Olímpia, 4810-6868. → Qui. e sex., 20h. Sáb., 16h e 20h. Dom., 15h e 19h. Até 30/11. R$ 42,00 a R$ 380,00. sympla.com.br.
Publicado em VEJA São Paulo de 5 de setembro de 2025, edição nº2960.