“DentroFora” atualiza o Beckett de Paul Auster
Romancista festejado, o americano Paul Auster também teve suas incursões pelo teatro, como a peça “Hide and Seek”, escrita em 1976. A clara influência do dramaturgo irlandês Samuel Beckett (1906-1989) e de um de seus textos mais famosos, “Dias Felizes”, levou os integrantes da companhia gaúcha In.Co.Mo.De-Te a criar a tragicomédia “DentroFora”. Raro exemplo da […]


Liane Venturella e Nelson Diniz protagonizam tragicomédia em cartaz no Sesc Consolação (Foto: Alex Ramires)
Romancista festejado, o americano Paul Auster também teve suas incursões pelo teatro, como a peça “Hide and Seek”, escrita em 1976. A clara influência do dramaturgo irlandês Samuel Beckett (1906-1989) e de um de seus textos mais famosos, “Dias Felizes”, levou os integrantes da companhia gaúcha In.Co.Mo.De-Te a criar a tragicomédia “DentroFora”. Raro exemplo da cena de Porto Alegre a passar por São Paulo, a peça está em cartaz nas sessões de segundas e terças-feiras no pequeno Espaço Beta do Sesc Consolação.
A situação absurda da mulher enterrada no solo do clássico beckettiano ganha tintas menos dramáticas, mas não menos claustrofóbicas e agoniantes. Em um dueto afinado, Nelson Diniz e Liane Venturella interpretam um homem e uma mulher presos dentro de caixas como uma metáfora sobre a imobilidade. Podem ser duas vitrines de um shopping center, caixões em um cemitério ou até apartamentos – próximos ou distantes – perdidos em centro urbano. O fato é que eles não se enxergam e cogitam ser melhor permanecer dessa forma.
Em meio a referências implícitas sobre o consumismo, a morte e a solidão, os atores brilham em um texto que prega a simplicidade com rara sofisticação. A direção de Carlos Ramiro Fensterseifer investe em detalhes como a bela luz criada por Claúdia De Bem e os figurinos de Rodrigo Nahas, reforçando o não realismo de Beckett e muito bem defendido por Nelson Diniz e Liane Venturella em movimentos coreografados.