Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

O Sexo e A Cidade

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Histórias, novidades e estratégias dos empresários do mercado erótico em São Paulo

Professora da USP lança livro sobre arte erótica oriental

Com dois volumes e 848 páginas, obra reúne centenas de imagens lindas e sensuais do século XVII ao XIX

Por Ana Carolina Soares
13 jul 2017, 17h24
Imagem do livro em dois volumes lançado pela Ediusp: obras-primas picantes (Reprodução/Divulgação)
Continua após publicidade

Curte arte erótica? Acabou de sair um livro em dois volumes, com 848 páginas, sobre “shunga”, arte oriental que reúne pinturas e estampas sensuais. É A Erótica Japonesa na Pintura & na Escritura dos Séculos XVII a XIX, de Madalena Natsuko Hashimoto Cordaro (Edusp, 390 reais), professora do Departamento de Línguas Orientais da Universidade de São Paulo, uma das especialistas no Brasil em cultura japonesa. A obra traz centenas de imagens, fruto da pesquisa da tese de livre-docência defendida há seis anos na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Ao longo do livro, o leitor vai percebendo as diferenças entre as gravuras chinesas e japonesas inspiradas no erotismo. A autora explica que, na transmissão de obras chinesas ao Japão, que se intensificou no século 18, obras de caráter notadamente confucionista tornaram-se embriões de muitos mitos tratados por Ueda Akinari e Takizawa Batin.

O que chama a atenção nas gravuras não é apenas a prática sexual, mas o cenário em que ela se insere, com detalhes que sugerem a atmosfera do prazer. “Rodeados de objetos indicadores de cultivo do gosto e arte, a atmosfera de refinamento é dominante em grande parte da primeira produção erótica”, explica a autora.

Veja a seguir algumas obras-primas (publicáveis, porque os artistas também são bem explícitos):

japão6
(Divulgação/Veja SP)
Continua após a publicidade
japão3
(Divulgação/Veja SP)
japão2
(Reprodução/Divulgação)
japão4
(Divulgação/Veja SP)
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.