Os primeiros episódios da segunda temporada de ‘Orange Is The New Black’ [spoilers]
Previously on Orange is The New Black… Chapman está em um cubículo com apenas uma cama por ter espancado Doggett (até a morte?). O contato com outras pessoas se limita aos guardas que entregam suas refeições. Até que, no meio de uma noite, um novo agente penitenciário a algema e tira a moça dali. É […]
Previously on Orange is The New Black…
Chapman está em um cubículo com apenas uma cama por ter espancado Doggett (até a morte?). O contato com outras pessoas se limita aos guardas que entregam suas refeições. Até que, no meio de uma noite, um novo agente penitenciário a algema e tira a moça dali.
É assim o começo da segunda temporada de Orange Is The New Black, que estreia no Netflix, no próximo dia 6. Os primeiros minutos do episódio são um mistério.
Chapman sai de seu cubículo sem ideia para onde está indo. O suspense garante boas risadas e situações… constrangedoras, que deixam o espectador ainda mais empolgado para a temporada que vai vir.
Se não quiser saber o que vai acontecer, pode parar de ler por aqui, porque nós vamos contar em 3, 2, 1…
Piper vai sair da solitária?
Sim, a nossa heroína sai da solitária. Mas não volta para a penitenciária de Litchfield. Apesar de suas súplicas para saber aonde ela está indo, assim no meio da noite, o agente que a tira dali pergunta apenas se ela precisa ir ao banheiro, porque a viagem vai ser longa.
Um ônibus, revistas corporais, o arrependimento de não ter ido ao banheiro e uma viagem de avião com novas coleguinhas. Para nossa sorte, Piper está mais confortável com a sua situação e por isso, muito mais sarcástica e ácida, inclusive com suas recém-conhecidas algemas. Piper viaja para Chicago.
Ela matou Tiffany ‘Pennsatucky’ Doggett?
Nem ela nem a gente sabe. E isso fica assim até mais ou menos a metade do episódio. Pela falta de resposta, a gente (e ela também) assume que sim. E além de traficante, Piper também é uma fria assassina. E assim que chega a sua nova prisão, algumas prisioneiras ficam sabendo de sua faceta do mal.
Nesta cadeia, Piper tem apenas uma hora de banho de sol semanal e só pode sair da cela para as três refeições. No restante do dia, ela é obrigada a conviver com as quatro roomates. E a relação já não começa boa. No instante em que pisa na cela, a loira esmaga Mestre Yoda, a barata de estimação de duas das moças. Ela é intimada a conseguir uma igualzinha – já que Yoda era responsável por levar cigarros para outras prisioneiras da penitenciária.
Tá, ela não matou a Doggett...
Durante um dos banhos de sol, Piper avista Alex em outra unidade. De um jeito bem controverso, ela consegue conversar com a morena que responde todas as nossas perguntas:
– Dogget continua vivinha. Está deformada, sem dentes, mas viva.
– Não, esta prisão é apenas temporária. “Ainda bem!”, agradece Piper.
– As duas estão lá porque será realizado o julgamento de Kubra, o traficante responsável pela prisão das duas. Piper e Alex são testemunhas-chave.
Alex tenta convencer Piper a mentir sobre as circunstâncias as quais conheceu Kubra. E pela primeira vez, vemos Chapman quando criança, na época de colégio. E essas lembranças vão nortear a decisão da moça sobre seu testemunho.
Enquanto isso, na penitenciária de Litchfield…
A penitenciária só aparece mesmo no segundo episódio. A rotina não parece diferente sem Chapman ou Alex. Muito pelo contrário, ninguém sente muita falta delas ali. Sorte da Doggett, que volta sem dentes e mais maluca ainda. Red continua sem a cozinha, sem dinheiro e sem influências. Depois de muita resistência, une-se às idosas
Daya, grávida, está no meio da briga entre a mãe e outra colega que disputam a atenção da menina.
Porém o episódio é de Tasha Taystee Jefferson. Ela entra da disputa para uma vaga de emprego fictícia e mostra toda a sua lábia e raciocínio rápido para o recrutador.
Ainda pequena, Taystee desperta a atenção de uma das principais traficantes do bairro, mas demora para entrar para o crime. Faz mesmo em um momento de desespero e acaba sendo acolhida pela traficante. Apenas no fim do episódio ela descobre que o emprego não existe de verdade. Para matar a gente de curiosidade, a moça encontra com sua antiga chefe, que acaba de entrar na prisão. Falta pouco para a continuação, muito pouco!
Leia mais:
+ Orange is the New Black: trailer da segunda temporada no ar
+ “Eu fui uma encrenqueira também”, diz Natasha Lyonne, de Orange is The New Black