Filhas celebram aniversário de Itamar Assumpção na Casa do Núcleo (pague quanto quiser!)
Se vivo estivesse, o cantor e compositor Itamar Assumpção, vulgo Nego Dito, completaria 64 anos nesta sexta-feira 13. Mas, apesar de ter nos deixado há dez anos, Itamar nunca esteve tão vivo: na noite de hoje, suas duas talentosas e dedicadas filhas Anelis e Serena organizaram uma festa para celebrar a data, lá na Casa […]
Se vivo estivesse, o cantor e compositor Itamar Assumpção, vulgo Nego Dito, completaria 64 anos nesta sexta-feira 13. Mas, apesar de ter nos deixado há dez anos, Itamar nunca esteve tão vivo: na noite de hoje, suas duas talentosas e dedicadas filhas Anelis e Serena organizaram uma festa para celebrar a data, lá na Casa do Núcleo, em Pinheiros, a partir das 20h.
A Festa Batuque Ancestral – Memórias e Referências de Itamar Assumpção vai ter de tudo. Sessões musicais com Ari Colares, Sapopemba, Duo Negra Melodia e extenso e eclético set dos DJs Roger Pinheiro e Giuliana Xavier, além de projeções de fotos, documentos, poemas, desenhos de todas as pessoas que queiram participar e tenham material referente a ele. Bebida, música e corpos dançantes também, é claro. Para entrar, você paga o quanto quiser!
Itamar gostava de bater perna pela Penha, bairro paulistano onde morou até morrer, em 2003, aos 53 anos. A vivência na região alimentava os cadernos (reunidos em livro pelas filhas) e as composições do músico nascido em Tietê (SP). Apesar do apego pela vizinhança, o poeta desbravava outros cantos da cidade, como Pinheiros, Vila Madalena, Pompeia e o centro. (Em janeiro, Serena nos ajudou a reunir os cinco lugares preferidos de seu pai na cidade; leia aqui).
Controverso, o cantor e compositor tornou-se um dos ícones da Vanguarda Paulista na década de 1980, mas foi tachado de maldito da MPB e seu nome foi parar no submundo da música brasileira. Graças às filhas e à nova geração de fazedores, propagadores e amantes da boa música, seu legado do pó saiu e é hoje celebrado do jeito que merece ser. Para conhecer um pouco mais da vida e obra do cara, vale assistir ao documentário abaixo. É de chorar!
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=be2n1tpJjf0?feature=oembed&w=500&h=281%5D
Foi impossível também não dar uma olhada no que Anelis e Serena postaram nas redes sociais sobre o aniversário do pai. Eis o que encontrei:
“Hoje ele ‘estaria’ fazendo 64 anos. Eu penso que está, a ponto de lhe oferecer uma festa. Aqui é assim –ancestral come junto, sopra ideias, inspirações, conselhos, levezas. Levando a vida com meu pai morando no Orum há dez anos, posso dizer –Itamar nunca esteve tão vivo. Comemoremos então, a continuidade do axé, da forma que ele gostava. Com música de preto, comida e bebida, diversidade de corpos e alguma maluquice. A vida, simples e plena. Saúde!” – Assumpção, Serena
“É assim que gosto de pensar no meu pai. Mirando a vida. Sentado numa pedra. Integrado a natureza. Com bromélias nas ideias e o sangue a correr feito rio doce. Que luzes de todas as cores te iluminem. Feliz aniversário.” – Assumpção, Anelis
Viva Itamar!