Sucos têm o mesmo efeito de hidratação que a água?
A nutricionista Marcia Daskal, da Recomendo Assessoria em Nutrição, responde
Para quem não tem o costume de beber água, uma boa notícia: estudos científicos recentes na área de hidratação constataram que diversas bebidas possuem poder de hidratação similar ao da água, incluindo sucos, isotônicos, leite e refrigerantes.
“A hidratação é medida pela retenção do líquido no organismo após o consumo e pode ser influenciada pela quantidade de macronutrientes da bebida (proteínas, carboidratos e gorduras), pela presença de eletrólitos (especialmente sódio e potássio) e pela presença de agentes diuréticos (como álcool e cafeína)”, explica a nutricionista Marcia Daskal.
Assim, todas as bebidas, de maneira geral, ajudam a hidratar, em maior ou menor grau. Isso inclui até a água presente nos alimentos. Vale lembrar, porém, que sucos, refrigerantes e isotônicos possuem alto teor de açúcar e calorias, que colaboram para o aumento da glicemia. E bebidas alcóolicas podem ter o efeito inverso, ou seja, de desidratar o organismo, dependendo do teor do álcool.
“Uma regra prática é acompanhar a coloração da urina: se ela está muito concentrada, mais amarela, é necessário aumentar a ingestão de água. Se ela está clara e diluída, o consumo de líquidos está adequada”, explica a nutricionista.
Quatro dicas para criar o hábito de beber água:
- Aromatizar a água, ou seja, dar sabor a ela, para tornar seu consumo mais agradável
- Deixar um copo na mesa do trabalho
- Carregar sempre uma garrafinha
- Colocar alarme no celular ou fazer uso de aplicativos que lembrem você de beber água de tempos em tempos