Faz mal emendar as cartelas da pílula anticoncepcional?
Rogério Bonassi Machado, vice-presidente da Comissão Nacional Especializada em Anticoncepção da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), responde: “Emendar cartelas de pílula, seja ela de 21 ou 24 dias, não faz mal à saúde. Tanto que atualmente já existem no mercado pílulas de uso ininterrupto. Na verdade, o uso contínuo pode ajudar a reduzir […]

Rogério Bonassi Machado, vice-presidente da Comissão Nacional Especializada em Anticoncepção da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), responde:
“Emendar cartelas de pílula, seja ela de 21 ou 24 dias, não faz mal à saúde. Tanto que atualmente já existem no mercado pílulas de uso ininterrupto. Na verdade, o uso contínuo pode ajudar a reduzir dores e incômodos menstruais. Os casos de escapes, um dos principais desconfortos para quem opta por esse regime, variam muito de acordo com o tipo da pílula e a sensibilidade da mulher, mas tendem a desaparecer depois do terceiro mês. É importante lembrar também que a fertilidade não fica prejudicada, mesmo que ela emende as cartelas por meses ou anos. Um estudo comparativo entre mulheres que faziam e que não faziam a pausa demonstrou que nos dois casos 85% engravidaram dentro de um ano. Cada organismo reage diferente aos comprimidos, por isso consulte seu médico antes de tomar a pílula.”
*O conteúdo deste post não substitui uma consulta médica. Procure sempre seu médico.