Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Pergunte ao Doutor

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Doar sangue pode causar anemia ou alguma outra doença?

Paulo Camiz, clínico geral e professor do Hospital das Clínicas de São Paulo, responde

Por Sara Ferrari Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 16 ago 2017, 20h11 - Publicado em 16 ago 2017, 20h08
Bolsas de Sangue: ajuda no momento é necesária (Divulgação/Acervo Dedoc)
Continua após publicidade

Para realizar o ato solidário de doar sangue, é necessário seguir uma série de requisitos básicos. As normas exigidas pelo Ministério da Saúde visam a proteção do doador e a segurança de quem vai receber o sangue.

Uma das condições é pesar, no mínimo, 50 quilos e retirar, no máximo, 9 mililitros de sangue por quilo. Uma pessoa com peso abaixo disso ou que apresenta alguma condição que predisponha anemia não poderá realizar a doação.

“Antes da coleta, é averiguado o nível de hemoglobina. Como o material é totalmente esterilizado, também não há risco de transmissão de nenhuma doença”, explica Paulo Camiz, clínico geral e professor do Hospital das Clínicas de São Paulo.

A hemoglobina é a responsável pelo transporte do oxigênio dentro dos glóbulos vermelhos, que constituem até 50% do sangue humano. Uma pessoa com anemia apresenta baixos níveis da molécula. A condição causa vários sintomas, como cansaço, sonolência, palidez de pele, apatia e pulso aumentado.

Apesar das exigências, vale ressaltar a importância dos doadores voluntários. “Doar sangue salva vidas. Imagine um hospital sem sangue disponível? As cirurgias serão canceladas, os transplantes não serão feitos ou serão adiados. E sabemos que no Brasil não há um grande estoque disponível. Assim cada um pode contribuir”, completa o especialista.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.