Comer em frente à televisão faz mal?
A nutricionista Mariana Amaro, especialista em tratamento multidisciplinar da obesidade na Escola Paulista de Medicina, responde

Sentar-se no sofá em frente à televisão com um prato de comida ou um pote de doce no colo virou rotina em muitas casas paulistanas. Mas esse hábito pode, sim, ser prejudicial à saúde. Isso vale também para quem almoça em frente ao computador durante o expediente.
O problema, segundo médicos e nutricionistas, é a distração provocada pelos equipamentos. “Quando está assistindo a algum programa, a pessoa não se atenta para o que está consumindo. Corre o risco de fazer uma refeição desbalanceada em termos nutricionais e ainda ingerir quantidades inadequadas”, explica a nutricionista Mariana Amaro, especialista em tratamento multidisciplinar da obesidade na Escola Paulista de Medicina.
O problema se agrava quando programas de TV ou comerciais exibem pratos saborosos que estimulam mais ainda a vontade de comer. Segundo a médica, as crianças estão especialmente expostas a esse perigo.
“Na infância, é preciso incentivar a hora da refeição como um momento de prazer e também de cuidado com a saúde. Devemos formar pessoas que vejam o alimento como o caminho para o bem-estar, e não algo apenas para saciar a fome ou uma fonte de prazer imediato”, complementa Mariana.