Carne de frango é melhor que carne vermelha?
A nutricionista Mariana Duro tira todas as dúvidas sobre essa questão
Evitar alimentos gordurosos e consumir bastante carne costuma ser um dos principais conselhos dos personal trainers para quem quer ganhar massa magra e desenvolver músculos. Afinal, essa é uma das fontes mais ricas em proteína que existem. Mas entre o frango e a carne vermelha, qual é a melhor opção?
“Depende”, pondera a nutricionista Mariana Duro. “As carnes branca e vermelha têm quantidades equivalentes de proteína. As pessoas costumam pensar que a vermelha apresenta melhores resultados quando o objetivo é ganhar músculos, mas é um engano.” Para Mariana, a escolha deve partir de outros fatores como, por exemplo, vitaminas e outros benefícios presentes em cada tipo de alimento.
+ Canja de galinha ajuda a curar a gripe?
A nutricionista destaca que, além de ser digerida mais facilmente, a carne de aves apresenta menos calorias que a bovina – enquanto 100 gramas de filé de frango tem cerca de 160 calorias, a mesma quantidade de bife grelhado tem 200. “A diferença pode parecer pequena, mas merece atenção se considerarmos o consumo médio de duas refeições diárias ou um churrasco, por exemplo, quando costumamos exagerar na quantidade”, comenta.
+ Comer de três em três horas emagrece?
Ela ressalta que é importante estar atento ao corte da carne – enquanto o filé de frango é feito do peito, parte mais magra da ave, a coxa e a sobrecoxa são muito mais calóricas. “Vale lembrar que a pele também é muito gordurosa”, completa.
A carne vermelha, por sua vez, é muito rica em vitamina B12, substância que garante energia e disposição para enfrentar atividades físicas – o que pode fazer muita diferença na vida de quem gasta algumas horas por semana na academia.
*O conteúdo deste post não substitui uma consulta médica. Procure sempre seu médico.
Por Mariana Gonzalez