Água com gás tem os mesmos efeitos que o refrigerante?
A nutricionista Amanda Joanni Maffei, da Estima Nutrição, tem a resposta

Para fugir dos efeitos nocivos do refrigerante, muitas pessoas optam pela água com gás. Mas será que a troca é realmente eficaz?
De acordo com a nutricionista Amanda Joanni Maffei, da Estima Nutrição, o produto não traz as mesmas consequências negativas, até porque não possui açúcar, nem conservantes. Ainda assim, seu consumo requer cuidados.
“A água gaseificada pode causar soluço, porque o gás não continua no trato digestório, forçando nosso corpo a tentar expulsá-lo. Também pode causar indigestão, por ter diluição do ácido clorídrico, que é o responsável pela digestão dos alimentos”, explica Amanda.
A água com gás aromatizada também pode provocar algumas alterações. “Elas têm o pH mais ácido que o da água mineral, o que pode provocar erosões nos dentes. A própria água mineral gaseificada, quando consumida em grande quantidade, também pode ter esse efeito”, alerta a nutricionista.
No entanto, se consumida com cautela, a bebida pode ser uma boa aliada para quem quer emagrecer. “A presença do gás provoca o estufamento, trazendo maior saciedade”, complementa.