A pessoa pode contrair gripe mesmo tendo sido vacinada?
Com informações do Ministério da Saúde e da médica Isabella Ballalai, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações: “Existem três tipos do vírus influenza que causam a gripe: A, B e C. Os dois primeiros são responsáveis pelas epidemias sazonais, enquanto o C causa apenas infecções mais brandas. Cada um desses tipos possui subgrupos, as chamadas cepas. […]
Com informações do Ministério da Saúde e da médica Isabella Ballalai, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações:
“Existem três tipos do vírus influenza que causam a gripe: A, B e C. Os dois primeiros são responsáveis pelas epidemias sazonais, enquanto o C causa apenas infecções mais brandas. Cada um desses tipos possui subgrupos, as chamadas cepas. Não são os mesmos subtipos que infectam as pessoas todos os anos. A cada ano, alguns deles prevalecem mais do que os outros.
+ A vacina da gripe pode me deixar gripado?
Por isso, a vacina precisa ser refeita a cada doze meses. Ela é produzida com dois vírus do grupo A (causador das grandes pandemias) e um tipo do grupo B. Essa seleção é realizada pela Organização Mundial de Saúde, com base em monitoramentos. Como a vacina é feita com apenas três tipos do influenza, a pessoa ainda pode contrair gripe mesmo tendo sido imunizada. Isso acontece não pela mutação, mas pela restrição do próprio medicamento.
Já existe no mercado um vacina mais moderna, a quadrivalente. Nela, são usados quatro tipos de vírus, sendo dois do tipo A e dois do tipo B. Mas sua produção ainda é insuficiente para a imunização em massa.”
+ Como prevenir rinites alérgicas e resfriados típicos do outono?
Tem uma dúvida? Deixe sua pergunta na caixa de comentários.
* O conteúdo deste post não substitui uma consulta especializada. Procure sempre seu médico.