Imagem Blog

São Paulo nas Alturas

Por Raul Juste Lores
Redator-chefe de Veja São Paulo, é autor do livro "São Paulo nas Alturas", sobre a Pauliceia dos anos 50. Ex-correspondente em Pequim, Nova York, Washington e Buenos Aires, escreve sobre urbanismo e arquitetura
Continua após publicidade

O arquiteto-faz-tudo que produziu dezenas de residenciais paulistanos

O controle total do que se projetava e construía -- garantindo a qualidade -- foi um bom negócio para João Kon

Por Raul Juste Lores Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 21 fev 2018, 18h43 - Publicado em 21 fev 2018, 18h42

João Kon tinha 21 anos e ainda era estudante de Arquitetura do Mackenzie quando projetou, incorporou e construiu este belo predinho na rua Peixoto Gomide, nos Jardins, em 1954. Com apenas seis andares, o Primavera era o primeiro edifício de linhas modernas na região. Kon se associou ao irmão engenheiro, Samuel, e ao pai deles, o imigrante judeu polonês Godel, dono de uma pequena confecção no Bom Retiro — o patriarca foi atrás de investidores e compradores para os 24 apartamentos desenhados pelo filho.

O controle total do que se projetava e construía — garantindo a qualidade — foi um bom negócio para Kon. Em poucos anos, ele lançaria diversos residenciais em Higienópolis e Santa Cecília, como o Albatroz (abaixo, de 1960, na rua Dona Veridiana), em Perdizes e Moema, além de outros nos Jardins, onde começou. Em trinta anos, ele foi responsável por 121 projetos construídos. Em 2016, foi lançado o primeiro livro sobre sua obra, “João Kon Arquiteto”, pela editora Romano Guerra. Kon tem 84 anos e continua morando nos Jardins. Seu filho, Nelson, é um premiado fotógrafo de arquitetura.

(Raul Juste Lores/Veja SP)

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter e seguir minhas postagens no Instagram.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.