O Italiano da Paulista com a Consolação
O responsável pelo arquitetura do condomínio Chipre-Gibraltar (1952) foi o talentoso italiano Giancarlo Palanti
A esquina da avenida Paulista com a Consolação já mereceu atenção bem maior no passado do que seria construído em ponto tão estratégico. O condomínio Chipre-Gibraltar (1952) foi construído pelo engenheiro e incorporador Alfredo Mathias (responsável por obras tão variadas quanto a Câmara Municipal e o Shopping Iguatemi). O responsável pelo arquitetura de seu escritório então era o talentoso italiano Giancarlo Palanti, que tinha chegado poucos anos antes ao Brasil.
Na Itália, ele já tinha participado do plano diretor de Milão, editado publicações importantes e lecionado em faculdades. Aqui, foi sócio de Lina Bo Bardi no escritório de arte e decoração Studio D’Arte Palma, e responsável pelo desenho de lojas da Olivetti. Naquele mesmo ano de 1952, Palanti também projetou o Cine Belas Artes, vizinho ao Chipre-Gibraltar. Casou-se anos depois com Dirce dos Prazeres, sambista como seu famoso pai, o pintor e músico Heitor dos Prazeres.
Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter e seguir minhas postagens no Instagram.