8 curiosidades sobre a culinária colombiana
Conversamos com o chef colombiano Dagoberto Torres, do Suri Ceviche Bar e do recém-inaugurado Maíz, em São Paulo, para saber quais são os ingredientes e pratos principais da sua terra natal, cujo time é o nosso próximo rival na Copa. De cara, ele deu uma resposta que nos soa familiar: “É difícil falar de algo […]

Conversamos com o chef colombiano Dagoberto Torres, do Suri Ceviche Bar e do recém-inaugurado Maíz, em São Paulo, para saber quais são os ingredientes e pratos principais da sua terra natal, cujo time é o nosso próximo rival na Copa. De cara, ele deu uma resposta que nos soa familiar: “É difícil falar de algo que esteja presente no país inteiro, porque a Colômbia é muito diversa. Apesar de ser um país pequeno, tem uma costa no Oceano Pacífico e outra, no Oceano Atlântico, é cortada pela Cordilheira dos Andes e ainda abriga um pedaço da Amazônia.”
Arepas e empanadas: os dois clássicos colombianos na versão do chef Dabogerto Torres. Elas são servidas no recém-inaugurado Maíz. Foto: Rogério Voltan/Divulgação
Assim como no Brasil, não há uma única identidade gastronômica que dê conta de todas as regiões do país. Torres, porém, destaca dois ingredientes que estão sempre presentes na mesa colombiana e são nossos velhos conhecidos: o milho e a banana-da-terra. Lá, porém, ambos são preparados de maneiras beem diferentes daquelas que conhecemos por aqui .
Fomos pesquisar mais um pouco sobre a comida colombiana e achamos diversas semelhanças e diferenças com a nossa culinária. Quer ver?
Confira oito curiosidades sobre a comida colombiana:
1. Eles têm um prato semelhante ao nosso PF
Se você for à Colômbia e estiver com saudades do arroz e feijão brasileiro, provavelmente vai pedir uma bandeja paisa. Típica do estado de Antioquia, ela traz um pratão com arroz, feijão, carne moída, torresmo, ovo frito, patacones (banana-da-terra amassada, frita e temperada), chorizo, arepa (tortilha de milho) e abacate.
2. Há quitutes semelhantes ao pão de queijo
As almojábanas, também encontradas em Porto Rico e no Panamá, o pan de yuca e o pandebono são semelhantes ao pão de queijo mineiro. Mas eles também preparam, principalmente no Natal, uma receita que fica entre o pão de queijo e o bolinho de chuva. Chama-se buñuelos e leva farinha de mandioca, queijo fresco, ovos e açúcar. Depois de frita, a massa fica aerada por dentro e crocante por fora.
3. Frituras são sempre bem-vindas
Na Colômbia, tudo é frito: as empanadas (as argentinas e chilenas são assadas) e os bolinhos de arroz, de mandioca, de banana (marranitas) e de batata (papas rellenas).
4. A culinária das Ilhas de San Andrés e Providência lembram a do Nordeste brasileiro
Com águas cristalinas e areias brancas, as ilhas fazem parte do chamado Caribe colombiano. Seu clima tropical, quente e úmido se assemelha bastante ao nosso. Lá, dois ingredientes aparecem com frequência: caranguejo e coco, ambos também sempre presentes nas mesas de cearenses e baianos.
5. Parte da Amazônia fica na Colômbia
Ou seja, comem muito peixe, banana, mandioca e até cupuaçu!
6. O café colombiano está entre os melhores do mundo
Por ser uma região montanhosa, a Colômbia produz ótimos grãos. Eles podem resultar em bebidas de sabor suave e com níveis de acidez equilibrados.
7. Arepas têm mil e uma utilidades
Também presentes na Venezuela, esses pãezinhos de milho podem acompanhar a bandeja paisa citada acima, um café ou chocolate quente. Elas caem bem com manteiga, queijo ou hogao, um molho de tomate e cebola colombiano. Você ainda pode cortar uma arepa ao meio e recheá-la com qualquer ingrediente que quiser: queijo, feijão, carne de porco desfiada e até hambúrguer.
8. Todo dia é dia de sopa
Uma das primeiras referências que você encontra sobre comida típica da Colômbia é o ajiaco santafereño, uma sopa de batata, milho e frango. Ela é, porém, só um exemplo dos inúmeros caldos que aparecem nos cardápios colombianos, faça chuva ou faça sol. “Mesmo no calor de 40°C, se você entrar em um restaurante e perguntar sobre os pratos do dia, vão te oferecer sempre algum tipo de sopa”, conta o chef Dagoberto.