TV russa compara terapia usada por Phelps a doping
O método que usa ventosas para ajudar o corpo de atletas a se recuperar de lesões, que tem o nadador Michael Phelps entre seus adeptos, foi comparado à droga Meldonium por um apresentador de telejornal na TV russa. A substância foi responsável pela eliminação por doping de atletas russos das Olimpíadas, entre eles, a tenista Maria Sharapova. […]

O método que usa ventosas para ajudar o corpo de atletas a se recuperar de lesões, que tem o nadador Michael Phelps entre seus adeptos, foi comparado à droga Meldonium por um apresentador de telejornal na TV russa. A substância foi responsável pela eliminação por doping de atletas russos das Olimpíadas, entre eles, a tenista Maria Sharapova.
+O que são as marcas nas costas do nadador Michael Phelps?
O apresentador disse no ar que a terapia oriunda da medicina chinesa afeta o rendimento dos esportistas, assim como a droga Meldonium, e por isso quem utilizá-la deveria ficar de fora das competições. O uso das ventosas é considerado legal pelo Comitê Olímpico Internacional.
O tratamento chamado “cupping” chamou atenção por deixar marcas escuras no ombro e costas de Phelps. A técnica é usada para melhorar a forma física não só de atletas, mas também de pessoas comuns. As marcas aparecem por meio de um processo de sucção da pele, que visa aumentar a circulação sanguínea nas regiões desejadas (no caso dos nadadores, costas e ombros). Para os atletas, o tratamento prepara o corpo para atividades físicas futuras e, mais importante, auxilia na recuperação muscular após o treino.