Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Pop! Pop! Pop!

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Cultura pop, TV e o que repercute nas redes sociais

Samara Felippo divide opiniões ao criticar brinquedos “para meninas”

Atriz ironizou a oferta exagerada de itens inspirados em tarefas domésticas, e voltou a falar do assunto após críticas. "Você não precisa concordar"

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
26 mar 2018, 20h23
 (Reprodução/Instagram/Veja SP)
Continua após publicidade

Mãe de duas meninas, Samara Felippo  não hesita em expressar sua opinião para ajudar outras mães a debater temas que possam mudar o futuro das crianças. Recentemente, um post recente da atriz sobre brinquedos causou polêmicas.

Inspirada por uma série de fotos de brinquedos cor-de-rosa que imitavam itens de limpeza e cozinha, Samara ironizou a oferta exagerada de brinquedos desse tipo para meninas. “Por apenas 369,79 vc cria uma excelente doninha de casa!!! Aquela princesinha prendada, que quando crescer já pode casar e que o papai sempre sonhou!!!”, escreveu a atriz, que também toca um canal no o YouTube sobre autoestima e aceitação para crianças.

O post provocou polêmica e deixou algumas seguidoras irritadas. Muita gente achou que ela estivesse menosprezando as donas de casa. Outras, discordam que os brinquedos sejam tão decisivos na formação das meninas. “Eu brinquei com todos estes brinquedos e hoje em dia sei cuidar da casa. Claro, além de ser formada, tenho dois cursos de pós e ainda trabalho fora. Brinquedos são só brinquedos… “, escreveu uma jovem.

Outras corroboraram a posição da atriz. “Esse brinquedinho medíocre foi feito única e exclusivamente para mulheres! Tá aí o problema de tudo”, opinou uma internauta. “O problema do machismo está “subentendido” quando o próprio fabricante separa o gênero. Esse brinquedo é exclusivo para meninas. Se você achar na cor azul fotografa por favor que eu quero ver!”,

O post dividiu opiniões e, dois dias mais tarde, a atriz voltou a explicitar sua posição sobre o tema. Em nenhum momento desmereci o ofício de dona de casa, até porque pra mim é um dos mais difíceis, eu mesma não sei ser. Jamais julgaria a escolha de uma mulher, mas o fato é que seja dona de casa, engenheira ou astronauta, não deve ser a sociedade que decide isso e sim escolha dela.”

Continua após a publicidade

“E ao crescer rodeada de brinquedos desse tipo somos praticamente doutrinadas sem que percebamos. 
Sonho em ver cada uma feliz em seu papel, mas histórica e socialmente falando não é isso que vemos. Meninas NÃO precisam aprender a limpar um chão, varrer uma casa, fazer comida na infância. Elas farão isso adultas se quiserem. Meninos NÃO crescem com a mesma educação.  Meninas precisam de opções, de oportunidade de escolhas, de liberdade e respeito por elas mesmas. Precisam saber que podem governar um mundo se quiserem. Que podem ser mães ou não. Casar ( com quem escolherem) ou não. Ter filhos ou não. Precisamos quebrar padrões, desconstruir o que achamos que é o “certo”. Essa é a minha única esperança pro um futuro decente. Esses brinquedos parecem “normais” pra vocês, mas deixam no nosso subconsciente uma educação de repressão e submissão. Você não precisa concordar. Apenas pesquise e se informe. Não venha com uma opinião agressiva e cristalizada. Se questione, dialogue. Duvide. Por aqui continuarei na luta pelas minhas filhas e levantando debates como esse e muitos outros nas minhas redes sociais.”

https://www.instagram.com/p/BgyTUoZhgdg/?taken-by=sfelippo
Deixe seu comentário e aproveite para curtir nossa página no Facebook.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.