Por que 10 000 livros iluminados preencheram uma rua movimentada de Toronto, no Canadá?
Literatura Vs Traffic (ou “Literatura Contra o Trânsito”, em português) é um projeto artístico idealizado por um grupo anônimo chamado Luzinterruptus. Juntos, eles fazem intervenções urbanas em espaços públicos. Legal, né? Pois nesta quarta (2) eles surpreenderam a cidade de Toronto, no Canadá, ao montar um “rio” de livros iluminados numa das ruas mais movimentadas da […]
Literatura Vs Traffic (ou “Literatura Contra o Trânsito”, em português) é um projeto artístico idealizado por um grupo anônimo chamado Luzinterruptus. Juntos, eles fazem intervenções urbanas em espaços públicos. Legal, né? Pois nesta quarta (2) eles surpreenderam a cidade de Toronto, no Canadá, ao montar um “rio” de livros iluminados numa das ruas mais movimentadas da metrópole, de acordo com o Bored Panda.
+ Adolescente surpreende ao acordar de coma falando outro idioma fluentemente
+ Homem pede o divórcio 2 horas após o casamento e motivação chama a atenção
A instalação, parte de um festival de arte que acontece uma vez por ano durante a madrugada, consiste de 10 000 livros, todos doados pelo Exército da Salvação e à disposição de quem quiser “adotá-los”, que foram ajeitados por cinquenta voluntários ao longo de 12 longos dias. Completo, a obra de arte urbana preenche completamente a Rua Hagerman, uma via bastante agitada do centro da cidade. Confira:
“Assim, uma área da cidade normalmente reservada à velocidade, polução e barulho, se transforma, por uma única noite, num lugar de silêncio, calma e coexistência iluminada pelas suaves luzes que saem das páginas“, explicam os artistas na internet. “Os livros estarão lá para quem quiser pegá-los, assim a instalação irá se reciclar e irá durar o tempo que os usuários quiserem“, explicaram — em apenas dez horas, todos os livros tinham desaparecido.
[vimeo 188316117 w=500 h=375]
Não à toa as obras desapareceram rapidamente da rua: no Instagram, é possível encontrar várias fotos de turistas e moradores de Toronto aproveitando a intervenção urbana e escolhendo seu livro favorito para levar para casa.
Dê sua opinião: E você, o que achou dos registros compartilhados e da ideia por trás da intervenção? Deixe seu comentário e aproveite para curtir nossa página no Facebook.