Polêmica do dia: Gotye terá que pagar 1 milhão de dólares para família de compositor brasileiro
Quem não lembra do hit Somebody That I Used to Know? Escrita compositor belga-australiano Gotye com a participação da cantora Kimbra, a canção é o terceiro single do álbum Making Mirrors de 2011. A música ficou em 1º lugar em praticamente todas as paradas do mundo, menos no Brasil, onde a melhor posição alcançada pelo cantor […]
Quem não lembra do hit Somebody That I Used to Know? Escrita compositor belga-australiano Gotye com a participação da cantora Kimbra, a canção é o terceiro single do álbum Making Mirrors de 2011.
A música ficou em 1º lugar em praticamente todas as paradas do mundo, menos no Brasil, onde a melhor posição alcançada pelo cantor foi um 20º lugar. Fez tanto sucesso que rendeu um monte de remixes, de Tiësto a 4FRNT.
Mas era tudo… uma mentira? Quase.
Para se livrar de uma acusação de plágio, o artista teve que admitir que a sua canção é inspirada em Seville, do cantor e compositor Luiz Bonfá – morto em 2011 em decorrência de um câncer de próstata. Ao assumir a inspiração, Gotye pagará apenas 1 milhão de dólares para a família do guitarrista brasileiro. A quantia deve aumentar gradativamente, um vez que o valor é baseado na arrecadação da canção.
Vamos às comparações!
Esta é a música de Gotye, que vocês já devem estar até cansados de ouvir (a não ser que você tenha morado numa caverna no último ano, o que é totalmente compreensível apenas se você é um personagem da Glória Perez).
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=8UVNT4wvIGY?feature=oembed&w=500&h=281%5D
E aqui a composição de Luíz Bonfá, responsável por composições como Samba do Orfeu.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=VAny1bIApcA?feature=oembed&w=500&h=375%5D
Até que o acordo foi bom pro Gotye, porque provar que é plágio é fácil fácil.
E aí, o que vocês acharam? Gotye realmente plagiou a canção do brasileiro ou é tudo intriga da oposição? Deixe seu comentário e aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook!
+ Leia mais novidades do blog Pop! Pop! Pop!