Maurício de Sousa publica foto de criança a favor da publicidade infantil e provoca polêmica na internet
Uma foto publicada pelo cartunista Maurício de Sousa em sua página na rede social Instagram provoca polêmica na internet nesta sexta (11). Para “evitar mal entendidos”, a foto foi retirada da internet. O criador da Turma da Mônica publicou a foto de uma criança exibindo um cartaz com uma defesa da publicidade infantil. No texto […]
Uma foto publicada pelo cartunista Maurício de Sousa em sua página na rede social Instagram provoca polêmica na internet nesta sexta (11). Para “evitar mal entendidos”, a foto foi retirada da internet.
O criador da Turma da Mônica publicou a foto de uma criança exibindo um cartaz com uma defesa da publicidade infantil. No texto erguido pela menina, identificada como Verônica, lê-se: “Eu tenho direito de assistir publicidade infantil. A televisão não é só para adultos. Alguém sabe quais produtos infantis foram lançados nesse ano?”
Na semana passada, o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) recomendou o fim da veiculação de anúncios voltados às crianças. De acordo com a entidade, “a prática do direcionamento de publicidade e comunicação mercadológica à criança com intenção de persuadi-la para o consumo de qualquer produto ou serviço é abusiva e, portanto, ilegal segundo o Código de Defesa do Consumidor”.
+ Conheça o ursinho que leva mensagens a crianças com câncer
De acordo com reportagem publicada pelo jornal O Estado de São Paulo, a marca de Maurício tem mais de 3 mil produtos licenciados.
No Twitter, o caso rende falatório. Leia alguns comentários:
Os que estão metendo o pau no Mauricio de Souza são os mesmos que deixam seus filhos jogando playstation 12 horas por dia.
— Esquerda Caviar (@esquerdacaviar1) April 11, 2014
Mauricio de Souza me ensinou todas as onomatopeias, mas não sabe que publicidade direcionada à crianças é errado. Tsc,tsc,tsc!
— Gabriel Ferreira (@gabferrera) April 11, 2014
eu ainda não entendi mas PARECE que maurício de souza que é um EMPRESÁRIO está querendo ganhar dinheiro
— popofã (@sammn) April 11, 2014
Sobre a polêmica Maurício de Souza, apenas uma coisa q deveria ser lei no mundo artístico: separem o artista de sua obra
— hiran (@hemurbach) April 11, 2014
Hj é dia de apedrejar o Maurício de Souza? Então quero reclamar q nunca concordei com existência do Pelézinho. E q o Louco é subaproveitado.
— Provinciana (@kazinhalacerda) April 11, 2014
LEAVE MAURICIO DE SOUZA ALONE
— Raul (@O_Raul) April 11, 2014
MAS COMO ASSIM O MAURICIO DE SOUSA SE IMPORTA COM DINHEIRO? MINHA INFÂNCIA ESTÁ ACABADA !!!
— Danilo Multinível (@mirandanilo) April 11, 2014
No fim da tarde, Maurício de Sousa escreveu um comunicado à imprensa sobre a decisão de tirar a foto do ar. Leia:
“Hoje reproduzi em uma rede social uma foto que uma fã me enviou, referente a publicidade infantil. Como sempre valorizei a voz das crianças, nesses mais de 50 anos de trabalho, fiz por impulso, mas isso gerou uma série de interpretações errôneas.
Há mais de 40 anos, minha empresa faz, sim, publicidade de produtos que levam a marca dos meus personagens. Sempre de maneira responsável e criteriosa, porque nossa preocupação constante é o respeito à criança. Inclusive, nossa revista de maior tiragem até hoje, o Estatuto da Criança e do Adolescente, foi distribuída gratuitamente para mais de 26 milhões de famílias no Brasil.
Sempre trabalhei para o público infantil. Em milhares de campanhas, ações sociais, revistas, peças de teatro, filmes de TV e cinema e também produtos. Penso que é justamente por isso que meus personagens são tão queridos há mais de quatro gerações.
Assim, a fim de evitar mal-entendidos, optei por deletar a imagem que postei mais cedo.”
Participe do debate e deixe sua opinião: é certo haver publicidade infantil ou não? Comente e aproveite para curtir nossa fanpage no Facebook.