Mallu Magalhães pede desculpas por clipe acusado de racismo
A cantora lamenta as interpretações feitas a partir do vídeo de seu novo single Você Não Presta
Mallu Magalhães publicou um pedido de desculpas pelo clipe do single Você Não Presta, em sua página do Facebook na última quarta-feira (24). O vídeo, divulgado na sexta-feira (19), foi acusado de reforçar estereótipos racistas.
O clipe traz dançarinos negros com a pele besuntada de óleo e vestindo roupas apertadas. Ativistas afirmaram que as cenas fazem alusão à escravidão.
A cantora diz ter lido “cada uma das críticas” e ter ficado muito triste com a possibilidade de ter ofendido alguém. Ela ainda reconhece que o racismo é um “problema estrutural e muito presente” e que entende as diferentes interpretações feitas a partir do vídeo. Por fim, reforça que “a arte é um território muito aberto e passível de diferentes interpretações” e que a situação foi uma oportunidade de aprendizado.
Nos comentários da publicação, os fãs se dividem. Alguns criticaram a resposta da cantora, argumentando que ela se apoiou na arte para “explorar a já tão explorada nudez de negros” . Outros não viram o tom ofensivo do vídeo e reclamaram de uma “galera muito louca nas problematizações”.
“Muito obrigada por se posicionar Mallu! Racismo é estrutural e é preciso reconhecer e estar sempre aberto a críticas construtivas e melhorar a visão sempre. Sempre esteve claro que não foi sua intenção. Seu posicionamento aliviou meu coração. Nos vemos na tour”, comemora uma fã. A canção é o primeiro single do novo álbum que deve ser lançado ainda em 2017. Confira a repercussão no Twitter: