Globo apresenta especial sobre a história negra em São Paulo
A série “Memórias Negras” vai percorrer bairros como Liberdade, Bixiga e a região central da cidade
A população negra marcou presença na história de inúmeros espaços da capital paulista. Para manter essa memória viva, a TV Globo apresenta a partir do próximo sábado (8) um especial dos principais territórios ocupados pelo povo preto nos séculos 18 e 19.
+ Exposição resgata a história negra do Teatro Municipal
Conduzida por Gabriela Dias, a série Memórias Negras vai ao ar no SP2, às 19h10, todos os sábados de abril. Quatro reportagens percorrerão bairros como Liberdade, Bixiga e a região central da cidade, onde negros escravizados e alforriados viveram por mais de 200 anos.
Segundo a repórter, a ideia é fazer um giro por esses locais, contar as memórias da população negra e refletir sobre o que cada local representa hoje.
A primeira reportagem vai falar sobre o bairro da Liberdade, que antes de ser reconhecido como um reduto oriental era ocupado por pretos. Um dos últimos resquícios da ocupação negra na região é a Capela dos Aflitos, tombada como patrimônio histórico.
O tema do segundo episódio é o Bixiga, que abrigou um dos primeiros quilombos da cidade, chamado de Quilombo do Saracura, conhecido como “pequena África” — que é hoje alvo de disputa após o início da escavação da estação 14 Bis da futura Linha 6-Laranja do Metrô.
A terceira reportagem conta a história da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, primeira imandade negra do estado de São Paulo, erguida no século 18 por escravos e abolicionistas no antigo Largo do Rosário.
Por fim, o último episódio apresenta uma perspectiva para o futuro, com o depoimento de empreendedores e ativistas da causa antirracista em diversos âmbitos da sociedade, como a criadora da Casa Preta Hub, Adriana Barbosa.
+ Assine a Vejinha a partir de R$ 9,90.