Empresário diz que não gosta de feriados e viraliza no Facebook
A tese do empreendedor é que as datas atrapalham os resultados de seu negócio
O carioca Raphael Lassance causou polêmica no Facebook ao declarar um posicionamento pouco usual. Em vinte linhas, escreveu sobre os motivos que o levam a não gostar de datas do calendário muito apreciadas por grande parte dos brasileiros: os feriados. O post teve mais de 8 000 comentários, concordando e discordando do autor. Confira:
O rapaz é um dos fundadores da empresa Growth Team, especializada no chamado growth hacking, um ramo do marketing baseado em dados on-line que visa a aumentar o lucro de empresas.
Algumas frases foram usadas como piada pelos internautas, a exemplo de “vamos parar de reclamar e trabalhar um pouco mais”. Em uma parte do post, Lassance fala que algo que o deixa irritado é o uso da hashtag #feriadao. Em provocação, muitos usuários da rede social compartilharam o texto usando a marcação.
Dificuldade nos negócios
Ele contou a VEJA SÃO PAULO que sua indignação veio das dificuldades que o comércio on-line vem sofrendo em seu estado: “Falei recentemente sobre o caos que está o Rio de Janeiro, o que me deixou muito frustrado. Acho que foi uma das coisas que me levaram a escrever esse texto.”
Lassance continua: “Coloquei as frases polêmicas como gatilho, sabia que as pessoas iriam compartilhar, mas a repercussão ficou fora de controle. O foco da publicação na verdade é a baixa produtividade.”
Ele também postou o mesmo texto em outra rede social e diz que as reações foram diferentes: “Os ambientes contam muito nessas circunstâncias. No Facebook, a reação foi generalizada. No LinkedIn, como é um espaço de profissionais, um debate se formou em torno do assunto”, acredita.
Confira o texto na íntegra
“Eu odeio feriado.
Sério.
Sou empreendedor. Passo o dia todo buscando formas de crescer o meu negócio.
Todos os dias. 365 dias por ano.
Feriados atrapalham os resultados dos meus clientes. Atrapalham meus resultados.
Em 2018 são 14 feriados, 16 dias perdidos, sem contar os regionais. Cada feriado representa uma queda de quase 10% do faturamento mensal dos varejistas.
Quer me deixar puto? Compartilha hashtag #feriadao
Não precisamos de mais dias de ócio e baixa produtividade em nossa economia.
Eu sou maníaco e quero trabalhar com maníacos. Não ligo que horas meu funcionário acorda e se ele está no escritório ou na praia, desde que as tarefas sejam entregues.
Inclusive se ele conseguir fazer em um dia o trabalho que levaria 30, o mérito é dele e pode aproveitar o tempo restante como quiser.
Quer descansar? Final de semana.
Quer descansar mais? Férias.
Antes que me achem radical, você sabia que o brasileiro médio trabalha 4 vezes menos que o americano médio?
É. Procura no Google que você achará facilmente esta pesquisa.
Você pode ou não concordar comigo, mas essa é a realidade.
Vamos parar de reclamar e um trabalhar um pouco mais?”