Imagem Blog

Pop! Pop! Pop!

Por Blog
Cultura pop, TV e o que repercute nas redes sociais
Continua após publicidade

De arquitetura humilde, mesquita no Irã esconde belíssimo “segredo” e atrai turistas do mundo inteiro

Shah Cheragh é um monumento funerário e uma mesquita na cidade de Xiraz, no Irã. Seu exterior pode parecer convencional, mas a decoração interna do centro religioso é de deixar qualquer um de boca aberta: o nome do espaço pode ser traduzido para “Rei da Luz”, e é fácil entender o por quê. A estrutura conta […]

Por VEJASP
Atualizado em 25 fev 2017, 21h47 - Publicado em 4 out 2016, 18h41

001

Shah Cheragh é um monumento funerário e uma mesquita na cidade de Xiraz, no Irã. Seu exterior pode parecer convencional, mas a decoração interna do centro religioso é de deixar qualquer um de boca aberta: o nome do espaço pode ser traduzido para “Rei da Luz”, e é fácil entender o por quê. A estrutura conta com milhões de pequenos espelhos que espalham claridade para todos os lados.

+ Milk-shake chama a atenção na internet por causa dos ingredientes “escandalosos”
+ Vídeo celebra 45 anos da Walt Disney World com 45 motivos para amar o Resort

O endereço, no entanto, tem um passado bastante misterioso: de acordo com uma lenda, em 900 a.C.um viajante percebeu que havia algo brilhando. Ele se aproximou da área para investigar o que estava acontecendo, e encontrou um túmulo iluminado. O cadáver de um importante muçulmano foi encontrado dentro da cripta, e ele estava armado dos pés à cabeça. Assim, o espaço ficou conhecido como um importante destino para peregrinações. Uma estrutura externa foi construída para dar conta de todos os passantes e, com o tempo, a arquitetura ficou mais e mais completa.

Não se sabe se a história é verdadeira, mas sabe-se que a mesquita é bastante antiga. Ela só se mantém em pé, exibindo toda a sua glória, por causa de constantes reparos. Agora, no entanto, o local não atrai apenas peregrinos, mas sim turistas do mundo inteiro — clique aqui para saber mais sobre o espaço. Confira: 

02

Continua após a publicidade

03

04

05

06

07

Continua após a publicidade

08

09

010

Dê sua opinião: E você, o que achou da incrível mesquita esmeralda? Deixe seu comentário e aproveite para curtir nossa página no Facebook.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.