Concurso cultural premia foto machista e provoca polêmica na internet
Era para ter sido apenas um concurso de fotografias. Mas o desafio proposto por uma empresa que gerencia carreira de jogadores e técnicos de futebol (a OTB Sports) acabou se transformando em uma grande polêmica na internet. O motivo? A foto vencedora foi acusada de machismo. + Vídeo mostra reação dos homens ao ver suas namoradas […]
Era para ter sido apenas um concurso de fotografias. Mas o desafio proposto por uma empresa que gerencia carreira de jogadores e técnicos de futebol (a OTB Sports) acabou se transformando em uma grande polêmica na internet. O motivo? A foto vencedora foi acusada de machismo.
+ Vídeo mostra reação dos homens ao ver suas namoradas serem cantadas
Na promoção, o autor do melhor clique que representasse o “amor pelo Flamengo” ganharia uma camisa do atacante Paolo Guerrero, um dos astros empresariados pela agência. O problema foi que a imagem vencedora mostrava um torcedor rubro-negro que resolveu amordaçar uma mulher com a camisa do Botafogo para curtir um jogo na TV sem ser interrompido.
Além das muitas críticas recebidas pela imagem em si, houve quem apontasse que o registro feriu as regras do concurso, que vetava fotos com “cunho ofensivo, imoral, racista, discriminatório, com teor ilícito, ou imagens que sugiram ou estimulem atos que possam colocar em risco a saúde, segurança e vida da audiência”. Confira a imagem:
Uma das críticas mais contundentes partiu da fanpage Dibradoras, que luta por uma maior participação das mulheres no futebol. “Absurdo. Poderia ser uma foto para representar uma discussão sobre a violência contra a mulher. Mas não. Foi a escolhida, entre muitas, como vencedora de um concurso cultural de amor ao time. Estamos indignadas“, escreveram. Confira o post:
A repercussão negativa fez a agência, que havia considerado a foto “divertida”, voltar atrás e se retratar pelo “mal entendido”. “Entendemos o posicionamento de cada opinião e achamos por certo desclassificar a imagem divulgada e realizar uma nova auditoria. Nosso objetivo em nenhum momento foi transmitir machismo ou atuar como um veículo de promoção do ódio”. O novo ganhador será divulgado nesta quarta (29).
A foto é machista ou a reação da internet foi exagerada? Deixe seu comentário e aproveite para curtir nossa fanpage no Facebook.