Anúncio do Boticário sofre críticas homofóbicas e empresa responde da melhor maneira possível
Um anúncio de TV não deveria irritar uma multidão, certo? Não é o que acontece com uma campanha do Boticário que comemora o Dia dos Namorados em clima de diversidade. Em cena, casais heterossexuais e homossexuais vivem momentos de ternura e, claro, trocam presentinhos. + Faustão reclama da Record e é criticado na internet A peça […]
Um anúncio de TV não deveria irritar uma multidão, certo? Não é o que acontece com uma campanha do Boticário que comemora o Dia dos Namorados em clima de diversidade. Em cena, casais heterossexuais e homossexuais vivem momentos de ternura e, claro, trocam presentinhos.
+ Faustão reclama da Record e é criticado na internet
A peça publicitária provocou falatório desde sua estreia, no dia 24 de maio. No YouTube, o vídeo é um sucesso de audiência: até a tarde de hoje (1), já somava 620.000 visualizações. Nos botões de avaliação dos usuários, no entanto, aparece um detalhe incômodo: 124.000 pessoas não curtiram o vídeo, que teve “apenas” 65.000 curtidas. Assista:
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=p4b8BMnolDI?feature=oembed&w=500&h=281%5D
Nos comentários dos vídeo, há quem apoie a iniciativa (“Tem como curtir um zilhão de vezes”, disse Julian Navarro), e há quem a critique. Até aí, era o esperado por todo mundo que acompanha as discussões sobre o assunto em redes sociais. Mais inusitado foi que até um chamado foi aberto no site Reclame Aqui contra a empresa.
Foi quando as opiniões contrárias à campanha ganharam, digamos, um aspecto de ataque homofóbico. Confira:
“Não tenho preconceito com homossexuais. Inclusive luto para que encontrem o caminho de Deus”, diz a consumidora curitibana insatisfeita. “Se tem novela, eu mudo de canal. Mas a propaganda está em todos os meios. Não quero que meus filhos assistam essa propaganda”, continua. “Tenho o direito de preservar a instituição família dentro da minha casa, e infelizmente o comercial do Boticário está ferindo esse meu direito.”
O mal estar dos espectadores, obviamente, não terminou. Mas a resposta da empresa à reclamação é uma prova de que é possível contornar polêmicas com elegância e sem perder a razão:
“O Boticário acredita na beleza das relações, presente em toda sua comunicação. A proposta da campanha Casais, que estreou em TV aberta no dia 24 de maio, é abordar, com respeito e sensibilidade, a ressonância atual sobre as mais diferentes formas de amor independentemente de idade, raça, gênero ou orientação sexual – representadas pelo prazer em presentear a pessoa amada no Dia dos Namorados. O Boticário reitera, ainda, que valoriza a tolerância e respeita a diversidade de escolhas e pontos de vista.”
O próximo capítulo da controvérsia? No Twitter, já começou uma corrente para aumentar o número de curtidas do vídeo no YouTube. Confira a repercussão no Twitter:
acha que o comercial d’O Boticário pode influenciar seu filho: seu filho pode até crescer hétero, mas, se puxar o pai, vai ser um babaca.
— Jorge W. (@jotadablio) June 1, 2015
O número de dislike no vídeo da Boticário com casais gays só mostra que o Brasil ainda precisa menos de perfume e mais de respeito.
— Dudu (@poxaduduh) May 29, 2015
pq os religiosos que tão fazendo campanha contra o Boticário não fazem uma campanha pra arrecadar roupas pra quem necessita nesse inverno?
— lucá (@lucah) May 29, 2015
Olha o comercial do Boticário
subiu no meu conceito
só não me deem Malbec, pelamordedelz
— Nilson Xavier (@Teledramaturgia) May 26, 2015
O Boticário vende perfumes, não água benta! pic.twitter.com/4OA6IYUq4S
— José Simão (@jose_simao) June 1, 2015
quero ver os crente q tava boicotando a boticário parar de beber coca cola agora pic.twitter.com/vh1YcoS6Je
— luscas (@luscaspfvr) June 1, 2015
E então, o que você achou da resposta do Boticário? Concorda com ela? Discorda? Deixe seu comentário e aproveite para curtir nossa fanpage no Facebook.