A arte dos créditos: as aberturas de séries e filmes
Você sabia que, para fazer a abertura do seriado Dexter, o diretor criativo Eric Anderson se cortou de verdade com o barbeador? Pois é, aquela cena é bem real e não foi gravada de primeira — Anderson precisou passar a lâmina várias vezes pelo pescoço. Essa e outras curiosidades sobre produções televisivas e cinematográficas podem […]

Você sabia que, para fazer a abertura do seriado Dexter, o diretor criativo Eric Anderson se cortou de verdade com o barbeador? Pois é, aquela cena é bem real e não foi gravada de primeira — Anderson precisou passar a lâmina várias vezes pelo pescoço.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=ej8-Rqo-VT4?feature=oembed&w=500&h=375%5D
Essa e outras curiosidades sobre produções televisivas e cinematográficas podem ser encontradas no site Art of the Title. Os criadores do endereço online “dissecam” a sequência que abre diferentes longas e seriados, como Mad Man e O Iluminado. Aliás, para fazer os primeiros segundos deste suspense, Greg McGillivray e sua equipe de filmagem registraram o cenário de helicóptero por várias semanas. O que assistimos hoje é o resultado de dias e mais dias de filmagem.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=TgCejsyS0t8?feature=oembed&w=500&h=375%5D
A página de cada título relacionado no site ainda contém uma ficha técnica com o nome do diretor criativo, entrevista, imagens que inspiraram a equipe, versões que não foram ao ar e assim vai.
É basicamente o lugar perfeito para quem gosta não só do produto final, mas dos seus bastidores.
(Anna Carolina Oliveira)