Imagem Blog

Poder SP - Por Sérgio Quintella

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Sérgio Quintella é repórter de cidades e trabalha na Vejinha desde 2015

Como é descer a estrada velha de Santos a pé?

Passeio pelo Parque Caminhos do Mar requer bom condicionamento físico (ou não)

Por Sérgio Quintella Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
29 dez 2024, 06h00
Vista da curva do uau
Vista da curva do uau (../Veja SP)
Continua após publicidade

Concedido à iniciativa privada em 2021, o Parque Caminhos do Mar, na divisa entre São Bernardo do Campo e Cubatão, possui uma série de atrações para quem busca sossego, emoção ou aventura com cheirinho de mato por todos os lados.

O carro-chefe do local, que que engloba um núcleo do Parque Estadual da Serra do Mar e uma rodovia estadual desativada (a SP-148, conhecida como Estrada Velha de Santos e reconhecida nos versos do cantor Roberto Carlos), é um passeio a pé por oito quilômetros pelo antigo e conservado pavimento original, de 1922. A volta também possui os mesmos oito quilômetros.

Assustou com a longa distância? Há soluções, incluindo fazer o trajeto por meio de uma van (35 reais por pessoa). Outra possibilidade é percorrer parte do passeio a pé e ir só até a curva do uau, que tem esse nome devido à belíssima vista para o Litoral Sul e fica a cerca de 1,5 km de distância da entrada do ABC.

Cachoeira no parque: contemplação da natureza
Cachoeira no parque: contemplação da natureza (Alexandre Battibugli/Veja SP)

Achou muito? Ande menos da metade disso e vá ao Café 1922, instalado numa edificação belíssima, o Pouso de Paranapiacaba. No século XIX, o local era utilizado como local de repouso dos viajantes.

Continua após a publicidade

Quem optar pela van pode fazer as paradas nos pontos mais interessantes, como o Rancho da Maioridade, e presenciar a grande diversidade de plantas presentes no local, como samambaias-açu, araucárias e muitos ipês. Animais que frequentam o pedaço, como macacos prego, veados-mateiro e cobras caninanas, entre outros, também podem ser avistados.

A pé, o trajeto pode ser feito tanto no acesso de São Bernardo quanto no de Cubatão. A principal dica para quem se dispuser a encarar a empreitada é básica: estar bem preparado fisicamente (e com os joelhos em dia), inclusive para descer.

Piso original de 1922
Piso original de 1922 (Alexandre Battibugli/Veja SP)
Continua após a publicidade

Independentemente do meio de transporte, valem algumas dicas importantes: vista roupas leves, tênis fechados e use boné. Repelentes e protetores solares também são indispensáveis. Nos fins de semana, há dois trailers que vendem salgados e sucos e estão dispostos no início e no meio da caminhada.

Quem não se interessar pelo passeio a pé ou de van, pode descer parte do trajeto por uma tirolesa (preços a partir de 75 reais por pessoa).

Pesquise a previsão do tempo antes de sair de casa (procure por Rio Grande, em São Bernardo do Campo).

Continua após a publicidade

Rodovia Caminho do Mar, 42, Rio Grande, São Bernardo do Campo. De quarta a domingo. Os ingressos custam a partir de 40 reais. O estacionamento custa 30 reais. caminhosdomar.com.br.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.