Uso frequente de laxantes: muito mais perigoso do que parece!
Muitas pessoas acreditam que usando laxantes vão perder peso e acabam fazendo o uso desses medicamentos com certa frequência. No entanto, não é bem assim que eles funcionam. Os laxantes são substâncias utilizadas para promover o funcionamento intestinal. Mas o uso frequente faz com que o intestino não funcione mais sozinho, tornando-se dependente do medicamento, que […]
Muitas pessoas acreditam que usando laxantes vão perder peso e acabam fazendo o uso desses medicamentos com certa frequência. No entanto, não é bem assim que eles funcionam.
Os laxantes são substâncias utilizadas para promover o funcionamento intestinal. Mas o uso frequente faz com que o intestino não funcione mais sozinho, tornando-se dependente do medicamento, que na maior parte dos casos, tem ação irritativa e agressiva à mucosa intestinal.
+ Qual a diferença entre os vegetais frescos e congelados?
+ Estresse engorda?
Diferente do que muitos pensam, o laxante não promove a perda de peso e sim a desidratação. Sua ação causa a perda de água, pois ele age depois das calorias terem sido absorvidas, logo não funciona para perda de peso! Os laxantes ainda causam perda do muco protetor do cólon, tornando-o vulnerável a infecções. Já o uso de enemas (introdução de líquidos no ânus para lavagem) causam uma distensão no cólon. Se feito com frequência, este procedimento pode levar a perda do tônus muscular, resultando em um cólon incapaz de fornecer as contrações musculares necessárias para mover o bolo fecal para fora do corpo.
O uso indiscriminado de laxantes e de alguns métodos laxativos pode sim ser muito perigoso para sua saúde. Por isso utilize medicação apenas com orientação médica, procure manter uma boa ingestão de líquidos (em torno de 8 copos ao dia), pratique atividade física regularmente e capriche nas porções de alimentos integrais, verduras e legumes crus!