Bailarino Thiago Soares diz adeus às turnês internacionais com espetáculo
'Último Ato' questiona o etarismo na dança e faz duas sessões no Teatro J. Safra neste final de semana
O bailarino carioca Thiago Soares, ex-Primeiro Bailarino do Royal Ballet de Londres e o primeiro brasileiro a conquistar o ouro no Concurso Internacional do Ballet Bolshoi, despede-se das turnês internacionais com o espetáculo Último Ato, que faz sessões neste sábado (7) e domingo (8) no Teatro J. Safra.
No espetáculo, que já passou por Portugal e pelo Rio de Janeiro no início do ano, Thiago é acompanhado por quatro dançarinos brasileiros, com origens no samba, no parkour e na dança de rua, onde começou a carreira. “Chamei artistas de diferentes ritmos para representar a diversidade do Brasil. Queria muito me apresentar para o público do outro lado do mundo, do meu país e de outros que não puderam me ver enquanto eu estava em Londres“, diz o bailarino.
Estruturada para parecer uma peça de teatro, a trama tem algumas falas e aposta também na interação com o público, que às vezes pode decidir o andamento da história.
Muito além de marcar o fim das turnês pelo mundo, Último Ato é um desabafo e uma reflexão de Thiago sobre o etarismo. “O balé carrega um estigma relacionado à idade. Um bailarino que chega aos 40, 45 anos, começa a ver uma morte, e o processo de se reinventar é muito dolorido, e às vezes até desconhecido”, diz. Exibindo seus cabelos grisalhos logo na primeira cena, o bailarino de renome internacional quer mostrar que a idade não importa na dança. “Escolhi sair do Royal Ballet de Londres na minha melhor época, com 39 para 40 anos. Hoje, me sinto um artista maduro e que chegou em um ótimo lugar. Meus cabelos brancos não me limitam nem me impedem de fazer qualquer personagem”, afirma.
Longe de abandonar as sapatilhas, Thiago divide o trabalho no Ballet de Monterrey, no México, onde é coreógrafo residente, com um novo espetáculo previsto para estrear em São Paulo, mas ainda sem data definida. No ano que vem, chega aos cinemas Um Lobo entre os Cisnes, filme baseado em sua história, no qual será interpretado pelo ator mineiro Matheus Abreu.
Livre. (90min). Teatro J. Safra, Rua Josef Kryss, 318, Barra Funda, ☎ 3611-3042. ♿ Sáb. (7), 21h. Dom. (8), 19h. R$ 50,00 a R$ 160,00. teatrojsafra.com.br.