Imagem Blog

Na Plateia

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Indicações do que assistir no teatro (musicais, comédia, dança, etc.)
Continua após publicidade

TBC ganha homenagem pelos 70 anos na Biblioteca Mário de Andrade

O evento, na sexta, dentro dos festejos do aniversário da cidade, reunirá Denise Fraga, Celso Frateschi, Daniel Alvim, Joca Andreazza e outros

Por Dirceu Alves Jr.
Atualizado em 10 Maio 2023, 09h45 - Publicado em 22 jan 2019, 16h59
Walmor Chagas e Ziembinski na montagem de Volpone: texto ganha leitura na sexta (25) (Cedoc/Funarte./Divulgação)
Continua após publicidade

O prédio está lá, na Rua Major Diogo, 315, em pleno Bixiga. Mas a festa que celebra os 70 anos do Teatro Brasileiro de Comédia, o marco da profissionalização da cena nacional, vai ter como sede a Biblioteca Mário de Andrade, no comecinho da Rua da Consolação, dentro dos festejos de aniversário de São Paulo nesta sexta (25).

O evento, que tem a curadoria do crítico e pesquisador Alvaro Machado, do diretor Ruy Cortez e do ator Silvio Restiffe, vai ser realizado das 14h às 20h, com entrada franca. Os atores Denise Fraga, Celso Frateschi, Daniel Alvim, Joca Andreazza, Élcio Nogueira Seixas, Luciano Gatti e Lúcia Romano e as diretoras Cibele Forjaz e Johana Albuquerque estão no time que darão forma para a homenagem.

As atrações serão duas leituras cênicas. A peça Volpone, do inglês Ben Jonson em adaptação do escritor austríaco Stefan Zweig, ganha direção de Johana Albuquerque e pode ser vista às 14h30. Daniel Alvim, Luciano Gatti, Joca Andreazza, Élcio Nogueira Seixas, Cacá Toledo e os atores da Cia. Bendita Trupe estão no elenco. Volpone foi montada pela TBC em 1955 com direção do polonês Zbigniew Ziembinski, que dividia a cena com Walmor Chagas.

A dramaturgia brasileira entra em cena às 17h com A Semente, texto de Gianfrancesco Guarnieri, dirigido por Cibele Forjaz. Os atores Denise Fraga e Celso Frateschi defenderão os personagens Rosa e Agileu. Lucia Romano, além de outros atores da Cia. Livre, completam o elenco. A entrada é franca, e os ingressos começam as ser distribuídos uma hora antes de cada apresentação.

Continua após a publicidade

 O Teatro Brasileiro de Comédia está fechado desde 2007. No ano seguinte, o histórico prédio foi comprado pela Funarte por 5 milhões de reais e começou uma reforma estrutural que consumiu cerca de 15 milhões de reais dos cofres públicos. Em 2013, o então presidente da Funarte, Antônio Grassi, chegou a anunciar a reabertura para outubro daquele ano. Foi apenas um sonho. As obras tiveram um avanço significativo e, logo, paralisadas. Viu-se que seria necessário mais dinheiro e o que havia sido feito começou a apresentar sinais de deteriorização por falta de manutenção. Para salvar o TBC, começou um namoro com o Sesc, logo mais o então prefeito João Doria falou em colocar o espaço cultural no balaio das privatizações, a classe teatral se revoltou e tudo segue na mesma.

Fundado em 1948 pelo empresário italiano Franco Zampari, o Teatro Brasileiro de Comédia consolidou a modernização da cena nacional e lançou uma geração inigualável ao estrelato. Cacilda Becker, Tônia Carrero, Sérgio Cardoso, Paulo Autran, Cleyde Yáconis e Walmor Chagas, entre tantos, deram os primeiros passos significativos no palco do casarão da Rua Major Diogo. A companhia de repertório – quase sempre irretocável, aliando qualidade artística e interesse na viabilização comercial – durou 16 anos. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.