Romance ‘Torto Arado’ ganha versão musical no Sesc 14 Bis
Adaptação teatral aborda temas de racismo e resistência no sertão baiano
A premiada obra de Itamar Vieira Júnior, um dos grandes nomes da literatura brasileira, inspira o aguardado espetáculo Torto Arado – O Musical, que ocupa o teatro do Sesc 14 Bis depois de uma temporada de estreia em Salvador. Dirigido por Elísio Lopes Júnior, a peça é uma imersão na rica narrativa do autor baiano.
Bibiana e Belonísia são duas irmãs unidas por um segredo trágico, vivendo em meio à opressão no sertão da Chapada Diamantina. A peça explora temas como resistência, ancestralidade e desigualdade social, mergulhando na riqueza cultural do Brasil. Uma jornada de luta e esperança em busca de liberdade e voz.
Bárbara Sut, atriz que vive Belonísia, compartilha: “Esse processo mexeu muito comigo. Tanto o público quanto eu enfrentamos o silenciamento. Há momentos em que não conseguimos expressar o que sentimos. Ao perceber esse silêncio em todos, passei a ver minha voz de outra forma.
Como atriz e cantora, minha voz sempre foi essencial, mas agora a vejo como uma forma de afirmar minha existência.” O elenco inclui ainda Larissa Luz — que brilhou no papel-título do musical sobre Elza Soares — e Lilian Valeska. A direção musical é de Jarbas Bittencourt. (140 min). 14 anos.
Sesc 14 Bis. Rua Doutor Plínio Barreto, 285, Bela Vista. Qui. a sáb, 20h. Dom, 18h. R$ 18 a R$ 60. Até 15/12. centralrelacionamento.sescsp.org.br
Publicado em VEJA São Paulo de 21 de novembro de 2024, edição nº 2930