“Pontos de Vista de um Palhaço”: um clown no divã
O ator Daniel Warren comprova maturidade em monólogo que pode ser visto no Viga Espaço Cênico
Aos 40 anos, o ator paulistano Daniel Warren encontra a maturidade profissional no monólogo tragicômico Pontos de Vista de um Palhaço. O artista, conhecido por participações nas comédias Às Favas com os Escrúpulos (2007), O Libertino (2011) e Galileu, Galilei (2015), apela ao nariz de clown para levar ao palco o solo extraído do romance homônimo do alemão Heinrich Böll.
Com adaptação e direção de Maristela Chelala, a peça propõe uma curiosa situação apoiada em pilares do teatro, da psicologia e das relações pessoais. Nos minutos iniciais, um palhaço, instalado no divã, revela o motivo que o conduziu a uma terapia. A sua parceria com o sócio, apaixonado por uma moça católica, ficou abalada e tem prejudicado o desempenho da dupla nos picadeiros. Agora, abandonado pela amada, o cara mal consegue elaborar uma piada tamanha a depressão.
Warren alia técnica a uma boa dose de improviso, e, principalmente, provoca o espectador com dúbias facetas do personagem. Tem como trunfo a engenhosa dramaturgia, disfarçada de uma metalinguagem capaz de prender a atenção do público, mas, na realidade, calcada na psicologia dos tipos envolvidos na história. Diante disso, com sensibilidade incomum, Warren cativa gradualmente seus ouvintes e dá um salto em sua carreira (80min). 12 anos. Estreou em 8/5/2017.
+ Viga Espaço Cênico. Rua Capote Valente, 1323, Pinheiros. Segunda, 21h. R$ 40,00. Até o dia 25.