Imagem Blog

Na Plateia

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Indicações do que assistir no teatro (musicais, comédia, dança, etc.)
Continua após publicidade

Peça itinerante conta história de Dona Yayá, herdeira confinada em casarão

'Um Tempo Chamado Yayá' explora ambientes da Casa de Cultura Dona Yayá

Por Luana Machado
16 out 2024, 20h52
um-tempo-chamado-yaya
Elenco explora os ambientes da casa (Beto Garavello/Divulgação)
Continua após publicidade

O espetáculo Um Tempo Chamado Yayá explora a vida de Sebastiana de Mello Freire (1887-1961), conhecida como Dona Yayá, a herdeira de uma grande fortuna que foi confinada na própria casa após ser considerada incapaz mentalmente.

Com texto e direção de Patrícia Teixeira e processo colaborativo das atrizes da Cia. Coexistir de Teatro, a peça traz no elenco as atrizes Alana Carvalho, Gabriela Pietro, Gislaine Mendes, Janaína dos Reis, Lia Xavier, Sandra Crobelatti, Silvia Fuller e Wash Peinado, que interpretam diferentes fases da vida de Dona Yayá, incluindo personagens como sua madrinha, cuidadoras, enfermeiro e professor.

A obra destaca a importância de discutir a doença mental considerando o contexto cultural e social, ressaltando a importância do papel das mulheres na necessidade da transformação de estigmas e desigualdades. A dramaturgia utiliza uma narrativa dividida em duas partes, alternando entre o presente e o passado de maneira não linear. 

O espetáculo está em cartaz na Casa de Cultura Dona Yayá, casarão onde a mulher da elite paulistana ficou presa e, atualmente, preserva histórias sobre a saúde mental no Brasil.

Continua após a publicidade

Após temporada no local, segue para mais apresentações no Teatro Paulo Eiró, de 29 de novembro a 1º de dezembro, e no CAPs Itapeva, que recebe o espetáculo em 21 de novembro.

(90 min). 14 anos. Casa Dona Yayá. Rua Major Diogo, 353 – Bela Vista/Bixiga . Até 22/11. Sex., às 20h. Teatro Paulo Eiró. Av. Adolfo Pinheiro, 765 – Santo Amaro. 29/11 a 1º/12.  Sex. e sáb., às 21h. Dom., às 19h. CAPS Itapeva. Rua Carlos Comenale, 32, Bela Vista. 22/11, às 18h. Grátis.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.