Musical retrata encontro entre Marilyn Monroe e Maria Callas em 1962
'Parabéns Sr. Presidente In Concert' estreia nesta sexta (6) no Teatro Sérgio Cardoso
Na noite de 19 de maio de 1962, o Madison Square Garden, em Nova York, estava lotado, com cerca de 15 000 pessoas para a festa de aniversário de 45 anos do então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy. Entre os vários artistas que subiram ao palco, duas se destacaram: a atriz Marilyn Monroe e a soprano Maria Callas. Um encontro entre as divas é o mote de Parabéns Sr. Presidente In Concert, que estreia nesta sexta (6) no Teatro Sérgio Cardoso.
O espetáculo, idealizado por Fernando Duarte, que assina o texto junto a Rita Elmôr, busca mostrar o lado humano por trás da dupla. Na história real, Callas envia uma flor para Marilyn no dia seguinte ao evento como pedido de desculpas por tê-la tratado mal quando se falaram após a apresentação da cantora lírica. Na ficção de Duarte e Rita, Callas (vivida por Vannessa Gerbelli) vai ao camarim da loira (Ju Knust) para se retratar, após assistir à icônica performance de Happy Birthday Mr. President. A partir daí, elas conversam e dividem seus problemas, trazendo à cena questões femininas pertinentes ainda hoje. Essa é a nova versão da peça, que estreou em 2019 e ressurge musicada. Além de canções originais escritas por Maíra Freitas e da já citada música de Marilyn para Kennedy, o repertório conta com árias de ópera interpretadas por Callas durante a vida, como Seguidilla. A direção é de Fernando Philbert (70min). 14 anos.
Teatro Sérgio Cardoso. Rua Rui Barbosa, 153, Bela Vista, ☎ 3288-0136. ♿ Sex. a dom., 19h. R$ 80,00. Até 29/10. @parabensinconcert. teatrosergiocardoso.org.br.
Publicado em VEJA São Paulo de 6 de outubro de 2023, edição nº 2862