Núcleo Experimental e a falta de água no musical “Urinal”
O título é para lá de curioso. O tema, no mínimo, oportuno. Sob a direção de Zé Henrique de Paula, o novo espetáculo do Núcleo Experimental tem estreia prometida para 2 de abril e ganhou o nome de “Urinal”. O assunto é a crise da água e como lidamos de maneira inconsequente com a questão […]
O título é para lá de curioso. O tema, no mínimo, oportuno. Sob a direção de Zé Henrique de Paula, o novo espetáculo do Núcleo Experimental tem estreia prometida para 2 de abril e ganhou o nome de “Urinal”. O assunto é a crise da água e como lidamos de maneira inconsequente com a questão dos recursos hídricos. Opa! Lição de moral? Não! Tudo isso em forma de uma sátira musical, com 14 atores e cinco músicos no palco.
Trata-se de uma premiada peça da autoria de Greg Kotis e Mark Hollmann, “Urinetown”, que estreou na Broadway em 2001 e, em quase três anos, realizou 900 apresentações. Atualmente, uma montagem pode ser vista em Londres. No elenco da versão brasileira aparecem os atores Thiago Carreira, Thiago Ledier, Fabio Redkowicz, Adriana Alencar, Luciana Ramanzini, Caio Salay, Roney Facchini, Bruna Guerin, Daniel Costa, Gerson Steves, Nábia Vilela, Bia Bologna, Marcella Piccin e Paulo Marcos. A direção musical é assinada por Fernanda Maia.
Na trama de “Urinal”, uma seca de duas décadas causou uma terrível falta de água. Toda e qualquer atividade sanitária da população precisa ser realizada em banheiros públicos coordenados por uma megacorporação. Para controlar o consumo de água, as pessoas devem desembolsar uma grana ao usar essas dependências. Há leis severas garantindo o pagamento. Se elas forem quebradas, o culpado é enviado para uma colônia penal chamada Urinal. De lá, os criminosos jamais retornam. Aguardemos… O espetáculo será encenado no Teatro do Núcleo Experimental, na Barra Funda.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=-9egNUVybxA?feature=oembed&w=500&h=281%5D
Quer saber mais sobre teatro? Clique aqui.