Imagem Blog

Na Plateia

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Indicações do que assistir no teatro (musicais, comédia, dança, etc.)
Continua após publicidade

“Novos Baianos”, um musical que exagera no clima bicho-grilo

O espetáculo, dirigido por Otavio Muller, só ganha fôlego ao colocar em cena os sucessos da banda de Moraes Moreira, Baby e Pepeu Gomes, entre outros

Por Dirceu Alves Jr.
Atualizado em 14 nov 2019, 18h34 - Publicado em 14 nov 2019, 18h31
Novos Baianos
Novos Baianos: musical recupera a história do grupo que fundiu o samba e o pop (André Wanderley/Divulgação)
Continua após publicidade

Existe um descompromisso com o rigor teatral e dramatúrgico no musical Novos Baianos, escrito por Lucio Mauro Filho. Essa opção, por mais discutível que seja, é fiel ao espírito libertário do grupo formado por Luiz Galvão, Moraes Moreira, Paulinho Boca de Cantor, Baby Consuelo e Pepeu Gomes.

Jovens e anárquicos, eles saíram de Salvador, ganharam a bênção de João Gilberto e fizeram sucesso no Brasil no começo dos anos 1970 com uma fusão de samba e pop influenciada pelo tropicalismo. Dirigido por Otavio Muller, o espetáculo reforça o clima bicho-grilo da geração hippie, mas o descolamento de uma estrutura teatral convencional evidencia a fragilidade do texto, que enfileira situações e, em sua maioria, não as soluciona.

+ Samba Futebol Clube: o musical dos boleiros e dos país feliz. 

Por isso, a montagem só ganha fôlego ao colocar em cena sucessos como Mistério do Planeta, Preta Pretinha, Brasil Pandeiro e Tinindo Trincando. Sob a direção musical de Davi Moraes e Pedro Baby, as canções são levadas sem invencionices, e os intérpretes escalados podem, inclusive, facilmente ser associados aos originais.

Continua após a publicidade

Dois exemplos são Gustavo Pereira, representante de Paulinho Boca de Cantor, e Barbara Ferr, surpreendente na difícil tarefa de cantar com afinação e desenvoltura similares às de Baby. Quanto ao trabalho de ator, Ravel Andrade, como Galvão, é um raro destaque. A falta de uma unidade desvaloriza Novos Baianos como bom teatro e o deixa no limite de um show despojado capaz de satisfazer aos fãs (120min). 14 anos. Estreou em 8/11/2019.

+ Sesc Vila Mariana — Teatro Antunes Filho. Rua Pelotas, 141, Vila Mariana. Quinta a sábado, 21h; domingo, 18h. R$ 50,00. Até 15 de dezembro.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.