Peça no TUSP relaciona Tchekov aos dilemas do trabalho atual
Em "Moscou para Principiantes", trio de atrizes faz referência a dois clássicos da cultura russa: a peça "As Três Irmãs" e a figura da boneca matriosca
Moscou para Principiantes se inspira em As Três Irmãs, do dramaturgo russo Anton Tchekhov (1860-1904), para discutir questões ligadas ao sistema de trabalho atual, como a cobrança por produtividade, relacionando-as ao desejo e à capacidade de criar realidades diferentes durante a vida. A ideia para o texto surgiu enquanto a diretora Aline Filócomo, da Cia. Hiato, conversava com um grupo de atrizes sobre as expectativas e as mudanças em seus trabalhos artísticos. Daí veio a associação com as irmãs Olga, Macha e Irina, protagonistas do clássico que anseiam mudar para Moscou como solução para todos os seus problemas.
+Virginia Cavendish vive Mary Stuart em peça sobre disputa histórica; confira entrevista
Em cena, Natacha Dias, Paula Arruda e Rita Grillo ora vivem as irmãs, ora interpretam idosas que revivem suas memórias e, ainda, fazem o papel de si mesmas, com seus pensamentos e inquietações. Outra referência à cultura russa está na imagem das matrioscas, que aparecem, por exemplo, no figurino do trio, e representam, de certo modo, as camadas presentes na interpretação. Antes da estreia presencial, o espetáculo teve texto publicado pela Editora Javali, em 2020, e funcionou como experimento on-line em 2021 (55min). Livre.
Tusp — Teatro da USP. Rua Maria Antônia, 294, Consolação, ☎ 3123-5222. ♿ Qui. a sáb., 20h. Dom., 18h. R$ 20,00. Até 18/9. usp.br/tusp/.
+Assine a Vejinha a partir de 9,90.
Publicado em VEJA São Paulo de 31 de agosto de 2022, edição nº 2804