Mário Bortolotto inaugura seu Teatro e Bar Cemitério de Automóveis
Desde março, o dramaturgo Mário Bortolotto ocupa o Estação Caneca com uma mostra das principais peças do repertório de seu grupo, o Cemitério de Automóveis. Apresentadas de quartas a domingos, as montagens têm ingressos na base do “pague quanto puder”. O misto de café e teatro localizado na Rua Frei Caneca, 384 virou Teatro e […]


O dramaturgo ocupa o espaço da Frei Caneca com teatro, bar, blues e exposições (Foto: Paula Ragucci)
Desde março, o dramaturgo Mário Bortolotto ocupa o Estação Caneca com uma mostra das principais peças do repertório de seu grupo, o Cemitério de Automóveis. Apresentadas de quartas a domingos, as montagens têm ingressos na base do “pague quanto puder”. O misto de café e teatro localizado na Rua Frei Caneca, 384 virou Teatro e Bar Cemitério de Automóveis e, assim rebatizado, entrou em funcionamento no último sábado (1º). Bortolotto fechou sociedade com a atriz e produtora Danielle Cabral, assumindo a bronca de tocar o ponto. “Eu estava guardando há muito tempo uma grana para vender minha kitchenette e dar entrada num apartamento maior, com mais espaço para meus livros, gibis, discos de vinil e bugigangas culturais que só interessam mesmo a mim e a mais ninguém. E então apareceu essa oportunidade de eu ferrar ainda mais a minha vida”, justifica o cara em um e-mail.
Bortolotto frisa que é importante identificar o lugar também como “bar”. O funcionamento será das 19h até por volta da 0h30. Nem precisa dizer a razão, né? Depois disso, a porta baixa e a turma poderá curtir a noite durante um pouco mais. E por lá vai rolar um blues de fundo musical. Fotos de Charles Bukowski, Jack Kerouac, Johnny Cash e Cassius Clay figuram nas paredes e em outras delas também estarão afixadas as novas obras do artista plástico Carcarah, responsável pela primeira exposição da casa. Para esquentar as atividades, na segunda (10), Bortolotto lança o livro “Anos do Furacão”, uma compilação de textos publicados no blog “Atire no Dramaturgo” entre 2006 e 2011. E vai ter teatro? Vai, sim senhor! A peça “Inferno em Mim” segue até dia 23 e já tem estreia prometida para o início do ano que vem. Adaptação de Bortolotto para o livro de Bukowski, o espetáculo “Mulheres” entra em cartaz em 16 de janeiro sob a direção de Fernanda D´Umbra. No elenco, além do adaptador e de Fernanda, surgem Danielle Cabral, Wanessa Rudmer, Samya Enes, Débora Ester, Maria Tuca Fanchin, Pablo Perosa e Walter Figueiredo.
Leia entrevista feita por atores, dramaturgos e diretores com Mário Bortolotto.