Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Na Plateia

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Indicações do que assistir no teatro (musicais, comédia, dança, etc.)

“Kintsugi, 100 Memórias”, do Lume Teatro, e a restauração do afeto

Um episódio, narrado em sucessivas versões, serve para puxar fragmentos da trajetória da companhia, recordações familiares e da história política brasileira

Por Dirceu Alves Jr.
13 jun 2019, 14h51
Kintsugi, 100 Memórias
Kintsugi, 100 Memórias (Alessandro Soave/Divulgação)
Continua após publicidade

Sediado em Campinas, o Lume Teatro desenvolve há 34 anos uma respeitada pesquisa relativa ao corpo e à memória no trabalho do ator. Com dramaturgia finalizada por Pedro Kosovski e direção de Emilio García Wehbi, o grupo faz de Kintsugi, 100 Memórias um poético espetáculo sobre as diferentes interpretações possíveis diante de um fato.

Os atores-­criadores Ana Cristina Colla, Jesser de Souza, Raquel Scotti Hirson e Renato Ferracini reconstituem um turbulento jantar, regado a sushis, sashimis e saquê, em 2009. Numa divagação sobre o futuro, lá pelas tantas, Ferracini afirmou que “não precisava de nenhum dos colegas para nada”. A mágoa se instaurou e, mesmo com o distanciamento de uma década, não parece enterrada.

O episódio, narrado em sucessivas versões, serve ainda para puxar fragmentos da trajetória da companhia, recordações familiares e da história política brasileira, bem como para apresentar personagens reais analisados no processo, abatidos pelo Alzheimer. Emocionante e delicado, o recorte proposto pelo Lume revela-se técnico e crítico ao percorrer temas e polêmicas mais amplas.

O interesse jamais se mostra restrito. Também, graças à empatia do elenco, a peça atinge o público por falar de relações humanas que precisam ser restauradas depois de fissuras — o que explica a menção da técnica japonesa de reparo em cerâmica no título (120min). Estreou em 24/5/2019. 14 anos.

+ Sesc Avenida Paulista. Avenida Paulista, 119. Quinta a sábado, 21h; domingo, 18h. R$ 40,00. Até domingo (23). Haverá sessão extra na quarta (19), às 21h. Na quinta (20), feriado, a sessão está prometida para as 18h.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.