Exposição Gianni Ratto 100 Anos leva o mestre ao Sesc Consolação
O diretor italiano, que ajudou a consolidar o conceito de encenação no Brasil, ganha retrospectiva com abertura na terça (7)
O italiano Gianni Ratto (1916-2005) embarcou para o Brasil na década de 50 para, como vários de seus conterrâneos, criar um novo padrão para nosso teatro. Estreou por aqui no comando de O Canto da Cotovia, com a atriz Maria Della Costa, que inaugurou a sala de espetáculos com seu nome, seguiu para o Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), se mudou para o Teatro dos Sete, encabeçado por Fernanda Montenegro, Fernando Torres, Sérgio Britto e Ítalo Rossi, e pela vida afora assinou espetáculos marcantes que fizeram dele um dos maiores nomes da cena brasileira contemporânea.
Boa parte dessa história será revista na exposição Gianni Ratto – 100 Anos, que ocupará a área de convivência do Sesc Consolação de 7 de fevereiro a 29 de abril. Com curadoria da historiadora da arte Elisa Byington e da designer Antonia Ratto, filha do diretor, a mostra traz as múltiplas facetas do artista, que ainda foi cenógrafo, figurinista, iluminador, escritor e ator, contando sua trajetória desde a Itália, onde atuou na reconstrução do teatro no pós-guerra, até a consagração no Brasil em montagens célebres como Gota D’Água, protagonizada por Bibi Ferreira.
O projeto expositivo de Lidia Kosovski e Claudia Pinheiro é estruturado como uma grande caixa cênica que convida o público a atravessar as cortinas rumo ao universo do artista. As obras estão dispostas em painéis pendurados por cordas, onde fotos, esboços, croquis finais em diferentes técnicas (originais e fac-símiles), maquetes, objetos e recortes de jornal recompõem fragmentos do que foi cada montagem para o qual as obras foram criadas. Projeções, maquetes virtuais e instalações sonoras são também podem aproximar o público do universo do teatro.
+ Sesc Consolação. Rua Doutor Vila Nova, 245, Vila Buarque. Visitação de 8 a 29 de abril de 2017. De segunda a sexta, das 11h30 às 21h30. Sábados e feriados, das 10h às 18h30. Grátis.