No Sesc Ipiranga, texto de Hilda Hilst derruba estereótipos sobre loucura
'Esboço' estreia na sexta (16), às vésperas do dia da luta antimanicomial no Brasil, que é celebrada no domingo (18)

Rafael Costa é ator e psicanalista que pesquisa pontos de encontro entre o fazer artístico e a clínica à luz dos pressupostos éticos da luta antimanicomial no Brasil, celebrada no dia 18 de maio. Nesta sexta (16), ele estreia no Sesc Ipiranga “Esboço”. Criado a partir de dois textos da escritora Hilda Hilst — “Esboço” e “Com os meus olhos de cão” —, o espetáculo busca derrubar estereótipos sobre a loucura. A direção e dramaturgia de Donizeti Mazonas, estudioso de Hilda, coloca em cena a prosa poética vigorosa da escritora, marcado por fluxos de consciência.
O monólogo acompanha Riolo, um professor de matemática pura, que, após constatar que tudo em sua vida é apenas um “esboço”, passa a conviver diariamente com esta condição. Assim, o público é convidado a explorar os caminhos do enlouquecimento sem reproduzir conceitos padronizados e formas de tratamento já amplamente conhecidos. A sessão do dia 24 será parte da Virada Cultural e gratuita (50min). 14 anos.
Sesc Ipiranga. Rua Bom Pastor, 822, Ipiranga, 3340-2000 → Sex., 21h30. Sáb. e dom., 18h30. R$ 15,00 a R$ 50,00. Até 8/6. sescsp.org.br.
Publicado em VEJA São Paulo de 16 de maio de 2025, edição nº2944.