Imagem Blog

Na Plateia

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Indicações do que assistir no teatro (musicais, comédia, dança, etc.)
Continua após publicidade

Dois festivais de dança se unem com programação gratuita na Paulista

A estreante Mostra Internacional de Dança de São Paulo e a Semana Paulista de Dança fazem parceria com coreografias que vão do jazz ao balé clássico

Por Laura Pereira Lima
22 ago 2024, 17h00
mostra-internaiconal-de-danca
Yin Yue Dance Company: atração estrangeira (Sarah Jeffers/Divulgação)
Continua após publicidade

Nas próximas semanas, a Avenida Paulista se tornará o epicentro da dança na capital com a realização, em conjunto, de dois grandes eventos dedicados à arte coreográfica entre 27 de agosto e 1º de setembro. A 6ª Semana Paulista de Dança ocupará o Masp ao mesmo tempo que a estreante Mostra Internacional de Dança de São Paulo levará espetáculos para o Itaú Cultural.

A programação, toda gratuita, soma 22 espetáculos, nacionais e internacionais. A pluralidade foi o eixo central da curadoria, que reúne vertentes como o jazz, o flamenco, o balé clássico e a dança afrodiaspórica. “Queremos fortalecer o espaço para a dança plural, para diversos públicos, que converse com os nossos tempos”, explica Inês Bogéa, diretora artística da Mostra Internacional de Dança.

focus-cia-de-danca
Focus Cia. de Dança: abertura da Semana (Dantas Jr./Divulgação)

A MID, que será aberta com Corpos Turvos, do coletivo CIDA, do Rio Grande do Norte, e Yebo Musical, da companhia paulistana Gumboot Dance Brasil, terá duas atrações estrangeiras: Measurable Existence, da americana Yin Yue Dance Company, e No Estoy Solo, do coreógrafo argentino Iván Haidar. Já a Semana Paulista de Dança, dirigida por Anselmo Zolla, tem início no dia 28 com As Canções que Você Dançou pra Mim, da carioca Focus Cia. de Dança, e conta com uma coreografia de Deborah Colker interpretada por Thiago Soares, ex-primeiro bailarino do Royal Ballet de Londres.

“Estar junto é importante para a própria dança, porque um fortalece o outro”, compartilha Anselmo, sobre a empreitada conjunta. Inês acrescenta: “É algo singular e mostra esse desejo pelo diálogo”. Além de trazer uma programação variada, que inclui artistas de Natal, Curitiba, Goiânia e Petrolina, por exemplo, os eventos buscam diversificar o cenário paulistano. “Os dois festivais têm a função de dar oportunidade a companhias profissionais que não chegariam a São Paulo tão facilmente”, aponta Anselmo.

Mostra Internacional de Dança de São Paulo. Itaú Cultural (Avenida Paulista, 149). 27/8 a 1°/9. 6ª Semana Paulista de Dança. Auditório do Masp (Avenida Paulista, 1578). 28/8 a 1º/9. Grátis.

Publicado em VEJA São Paulo de 22 de agosto de 2024, edição nº2907

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.