Solo circense aborda protagonismo negro na história do Brasil
Em 'Contos de cativeiro', no Sesc Avenida Paulista, Marcelo Marques interpreta personagens da cultura afro-brasileira

Em passagem rápida pela cidade, o coletivo goiano Orum Aiyê Quilombo Cultural encena o espetáculo Contos de Cativeiro somente desta sexta (21) a domingo (23), no Sesc Avenida Paulista. O solo circense, protagonizado pelo experiente ator Marcelo Marques, retraça os caminhos percorridos pelo povo preto brasileiro desde a diáspora africana, destacando aspectos como resiliência e fé.
Marcelo se desdobra em personagens como um simpático Preto Velho, que conta a origem do mundo pelo olhar do povo Yorubá, suas lutas e resiliência, o Rei de Oyó, escravizado e trazido ao Brasil, e o Malandro, que ensina o quão revolucionário é viver de forma inteligente, apesar do sistema que oprime. A direção de Reanata Caetano desloca a negritude das margens para o centro das discussões culturais, exaltando a alegria. a peça resulta numa lição de luta e afeto que enaltece o protagonismo negro (60min). 12 anos.
Sesc Avenida Paulista. Avenida Paulista, 119. ☎ 3170-0800. → Sex. (21) e sáb. (22), 20h. Dom. (23), 18h. R$ 12,00 a R$ 50,00. sescsp.org.br.
Publicado em VEJA São Paulo de 21 de fevereiro de 2025, edição nº 2932.