Cisne Negro apresenta espetáculos gratuitos sobre tradições populares
Companhia de dança está em cartaz com 'Crôa' e 'Mañana de Reyes' no Teatro Arthur de Azevedo
A companhia de dança Cisne Negro apresenta, nesta sexta (4) e no sábado (5), quando haverá duas sessões, uma programação gratuita no Teatro Arthur de Azevedo, localizado na Mooca. O projeto Tradições Culturais reúne coreografias recentes do repertório do grupo concebidas por coreógrafas brasileiras e que exaltam manifestações culturais populares da América Latina.
Uma delas é Mañana de Reyes, da diretora artística da Cisne Negro, Dany Bittencourt, criada a partir da música homônima do compositor uruguaio Eduardo Fabini e inspirada na representação religiosa do Dia de Reis.
Nela, os dançarinos retratam de forma lúdica a preparação para as festas da data comemorativa, onde crianças preparam, na véspera, capim e água para servir aos camelos dos Reis, além de deixar um par de sapatos engraxados ao lado para receberem presentes, assim como o menino Jesus. O espetáculo, que estreou em junho no Teatro Solís, no Uruguai, tem duração de 16 minutos.
Também integra o programa Crôa, criação da coreógrafa Simone Ferro, que leva ao palco a musicalidade das caixeiras da Festa do Divino de São Luiz do Maranhão. Durante 70 minutos, o elenco retrata os diferentes estágios do festejo popular com trilha sonora composta pelo músico e compositor Fábio Cardia.
Livre. Teatro Arthur de Azevedo. Avenida Paes de Barros, 955, Alto da Mooca. ☎ 2604 5558. → Sex. (4), 21h. Sáb. (5), 17h e 21h. Grátis. @cisnenegro- cia. @teatroarthurdeazevedosp.
Publicado em VEJA São Paulo de 4 de outubro de 2024, edição nº 2913