Christiane Jatahy estreia primeira peça da ‘Trilogia do Horror’ no Brasil
Em 'A Hora do Lobo', diretora premiada com o Leão de Ouro da Bienal de Veneza 2022 referencia o filme 'Dogville' (2003), de Lars von Trier
A diretora carioca Christiane Jatahy traz pela primeira vez ao Brasil, no Teatro Anchieta, nesta sexta (22), A Hora do Lobo, peça que estreou no Festival de Avignon, na França, em 2021. O espetáculo é inspirado em Dogville (2003), longa do cineasta dinamarquês Lars von Trier, que conta a história de Graça, uma fugitiva que troca sua estadia no vilarejo fictício de Dogville pela prestação de duras tarefas aos moradores, cujo papel foi de Nicole Kidman. Na versão teatral, a personagem, vivida por Julia Bernat, é uma imigrante brasileira que foge da onda fascista que voltou a varrer o país em 2020. Na trama, ela precisa conviver com os habitantes da cidade, que querem refazer o filme sem os erros do passado, para provarem a si mesmos e aos outros que agora aceitam “o outro”.
+Gerald Thomas estreia versão final de ‘G.A.LA.’ em São Paulo
Conhecida por misturar teatro e cinema, Christiane coloca câmeras no palco, que transmitem as cenas gravadas na hora, e outras previamente filmadas, em um telão. A peça é a primeira da Trilogia do Horror, que foi concebida entre 2020 e 2022 e discute as estruturas políticas e sociais que levaram à recente ascensão da extrema direita no Brasil. Esses e outros trabalhos fizeram com que a diretora fosse premiada na Bienal de Veneza de 2022 com o Leão de Ouro pela sua trajetória artística. O espetáculo é encenado também em francês, mas possui legendas em português (110min). 16 anos.
Teatro Anchieta, Sesc Consolação, Rua Doutor Vila Nova, 245, Vila Buarque, ☎ 3234-3000. ♿ Qua. a sáb., 20h. Dom. e feriados, 18h. R$ 50,00. Até 15/10. sescsp.org.br.
Publicado em VEJA São Paulo de 22 de setembro de 2023, edição nº 2860