‘Azira’i’, solo sobre primeira mulher pajé de Cana Brava, retorna para SP
Espetáculo de Zahy Tentehar traz canções compostas pela atriz e pela diretora Duda Rios
O solo autobiográfico de Zahy Tentehar está de volta a São Paulo. No espetáculo que traz a relação da artista com a mãe, a primeira mulher pajé da reserva indígena Cana Brava, no Maranhão, Zahy alterna trechos em português e Ze’eng eté.
Azira’i, nomeado em homenagem à mãe da atriz, também aborda o aculturamento sofrido pelas mulheres indígenas. Indicado em quatro categorias do Prêmio Shell 2023 (Atriz, Dramaturgia, Iluminação e Cenário), a peça utiliza apenas uma cadeira e uma corda como elementos de cena, além de projeções do multiartista Batman Zavareze, colocando em foco a performance.
O solo ainda traz lamentos passados de mãe para filha e canções originais compostas por Zahy Tentehar e Duda Rios, que também assina a dramaturgia. No sábado (9), a atriz lança no Itaú Cultural o livro Uma conversa sobre Azira’i – Um musical de memórias, que destrincha a dramaturgia do espetáculo.
Os ingressos são gratuitos, mas é necessário reservar na quarta-feira anterior à apresentação.
(80 min). 12 anos. Sala Itaú Cultural. Avenida Paulista, 149, Bela Vista.→ ☎ 2168 1777. Qui. a sáb, 20h. Dom. e feriados, 19h. Grátis. Até 17/11. itaucultural.org.br.
Publicado em VEJA São Paulo de 8 de novembro de 2024, edição nº 2918