Imagem Blog

Randômicas

Por Juliene Moretti Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Tudo sobre música, clipes, entrevistas e novidades dos shows.
Continua após publicidade

Vem conhecer Zé Ibarra, da Dônica

Depois de se apresentar junto de Milton Nascimento, músico de 22 anos faz show solo no Bona

Por Juliene Moretti Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 23 jul 2019, 16h22 - Publicado em 23 jul 2019, 16h18
Ibarra: destaque solo no Bona (Biel Basile/Veja SP)
Continua após publicidade

O carioca Zé Ibarra, de 22 anos, estava em estúdio preparando as músicas para o segundo álbum da banda Dônica quando Paula Lavigne, que o acompanhava, atendeu o telefone. No fim da ligação, avisou o rapaz que Milton Nascimento queria que ele se apresentasse no último show da turnê Semente da Terra, no fim do ano passado. A ideia é que ele tocasse violão e cantasse. “Foi tudo meio seco e eu ficava: como assim?”, lembra. “Eu toco teclado, piano, violão, mas não considero que toco bem assim e não tenho problema com isso”, afirma. Ainda teve o desafio de cantar.

Sem acesso às partituras — elas chegariam poucos dias antes da apresentação –, passou as duas semanas seguintes virando noite estudando tudo das músicas. “A harmonia dos mineiros é muito doida, foi um processo passar o medo da voz, de cantar. E eu, moleque, no meio daqueles músicos enormes”.  Era uma espécie de show-teste para ele. Segundo ele, apesar do nervosismo e do branco nos segundos que antecederam a sua entrada, rolou tudo perfeito e, no fim, ainda recebeu o convite para acompanhar Bituca em seu projeto de 2019, baseado nas músicas do Clube da Esquina.

Zé conta que teve contato tardio com a obra de Milton e Clube da Esquina aos 12 anos,  quando fez a sua primeira viagem a São Paulo, cidade para onde seu pai, o fotógrafo Léo Ramos, havia se mudado. “Era tudo novo para mim, ele me perguntou se eu já tinha ouvido e colocou Cais para tocar. Aí f… Foi inesquecível”, diverte-se. As músicas passaram a fazer parte de suas influências no seu processo de criação, que ganharia mais peso alguns anos depois, quando, com os amigos do colégio, montou a banda Dônica.

Continua após a publicidade

O grupo, que também tem entre seus integrantes Tom Veloso, ganhou destaque logo com o primeiro disco Continuidade dos Parques. Rodaram cidades, tocaram no Rock in Rio e Lollpalooza, foram capa de revista, tiveram Milton e Caetano Veloso no mesmo palco. “Foi do nada e tive dificuldades com a exposição. Por mais que  tenha objetivos, mexe com a cabeça”, afirma. “As pessoas vão esperando coisas de você, a gente não consegue corresponder e se perde dentro da gente mesmo”, diz. Com muitas conversas e pé no chão, “o lance foi superado”.

Com a Dônica, agora, se dedica a este segundo disco. “Fomos pegos por todos os clichês de banda que é feita por melhores amigos. A gente tem que sempre conversar, falar, não pode ter mágoa”, diz. Mas antes, ele desenhou um projeto solo para se apresentar no Bona, no sábado (27). Nos planos também está a mudança para São Paulo, especialmente depois da aproximação do trio O Terno, de quem se tornou fã com o disco Melhor do que Parece, o terceiro do trio paulistano. “Eu pirei e forcei a amizade com os caras mesmo”, lembra. “Coloca ai, o crédito dessa foto é ‘Biel Basile’ [baterista d’O Terno] e sigo eles como exemplo de tudo”, afirma.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.