Prédio velho vira novo nos Jardins
Um amplo retrofit está em curso na Alameda Campinas, nos Jardins. E não se trata apenas daquele “tapa” que muitas empresas dão, com uma pinturinha na fachada. Dessa vez o prédio será completamente reformatado, por dentro e por fora. A empresa por trás da obra é a Vitacon, que adquiriu o prédio em 2012 e […]
Um amplo retrofit está em curso na Alameda Campinas, nos Jardins. E não se trata apenas daquele “tapa” que muitas empresas dão, com uma pinturinha na fachada. Dessa vez o prédio será completamente reformatado, por dentro e por fora. A empresa por trás da obra é a Vitacon, que adquiriu o prédio em 2012 e quer transformá-lo num endereço residencial para descolados, batizado VN Campinas. Alexandre Lafer Frankel, um dos sócios da incorporadora, conta que namorou o edifício por dois anos até conseguir arrematá-lo. “Em cidades como Nova York é mais comum haver retrofits, pois os prédios pertencem a um único dono”, afirma. “No Brasil, costuma haver vários proprietários e os imóveis acabam sofrendo deterioração por conta desse impasse”.
Para fazer o projeto do exterior e do interior dos apartamentos, foi convidado o arquiteto Guilherme Torres. O paisagismo ficou a cargo de Alex Hanazaki. Serão trinta unidades em duas metragens: 48 metros quadrados com um dormitório ou 69 metros quadrados com dois. No térreo, um café 24 horas atenderá aos moradores e ao público que passar por ali, em mesas externas que comporão um ambiente propício para bate-papos e encontros.
Por ter dois prédios vizinhos muito próximos, a nova configuração levou a uma solução inusitada. Em vez de sacadas ou janelas tradicionais, haverá elementos vazados que darão para um jardim vertical formado por trepadeiras, apoiadas num tipo de gradil. Cada apartamento será entregue decorado, com marcenaria pronta e um kit de eletrodomésticos, tudo para que o cliente se instale sem passar por nenhuma dor de cabeça. Serviços de arrumação, bicicletas compartilhadas e até carro compartilhado fazem parte do cardápio de opções. Há ainda concièrge, lavanderia, reparos domiciliares e courrier. O início das vendas está previsto para este mês.