Fileteado portenho dentro de casa
Estilo típico de Buenos Aires, o fileteado é uma técnica de pintura que faz uso de pincel e de cores bem fortes. Os traços costumam ter a forma de espirais e são valorizados por um jogo de luz e sombra e efeitos tridimensionais. Costumam ser dispostos de maneira simétrica, ocupando toda a superfície reservada para […]

Estilo típico de Buenos Aires, o fileteado é uma técnica de pintura que faz uso de pincel e de cores bem fortes. Os traços costumam ter a forma de espirais e são valorizados por um jogo de luz e sombra e efeitos tridimensionais. Costumam ser dispostos de maneira simétrica, ocupando toda a superfície reservada para o desenho. Muitas vezes exploram temas mitológicos, como dragões, aumentando ainda mais o impacto da pintura.
Bastante usado na composição de placas e na decoração de automóveis, o fileteado começa a ir mais além. O designer Fabio Galeazzo provou que dá para fazer uso do recurso em projetos de decoração de interiores. Ele começou a empregar a técnica em móveis e objetos com um efeito surpreendente. Além de criar peças únicas, super personalizadas, a técnica garante ainda um charme diferente para qualquer ambiente. Confira abaixo o projeto de um apartamento paulistano de 250 metros quadrados que tem como ponto alto um bar pintado em fileteado. A peça contrasta com as cores neutras usadas no restante do ambiente.

À direita, o bar no estilo portenho transforma o ambiente criado por Fabio Galeazzo num espaço único (Fotos: divulgação)